Monday, June 30, 2014

(Poucas...) Velas no Tejo




O estuário do Tejo tem condições naturais para a prática dos desportos náuticos mas apesar dessa natureza benévola apresenta-se habitualmente deserto de velas e praticantes desportistas.

As razões serão muitas, a começar pela forma como entre nós se olha a vela e a marinha de recreio de forma negativa desde há 40 anos, como dizia há dias um antigo Secretário de Estado da Marinha Mercante e mais tarde das Pescas, o Eng. José Gonçalves Viana:

"...depois do 25 de Abril a Marinha de Recreio passou a ser fascista e a Marinha Mercante colonialista, fez-se tudo para acabar com as duas de forma dramática..."

De facto não se consegue criar um Portugal novo aberto ao Mar e às suas actividades sem mudar o paradigma de cultura marítima, ou da falta dela, e aqui a Marinha de Recreio é fundamental para atrair a juventude para o Mar...

Entretanto o Tejo continua deserto...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: