Tuesday, July 29, 2014

História do paquete português AZORES

O último número da revista CRUZEIROS dedica 11 páginas ao paquete português AZORES, num artigo original de Luís Miguel Correia que durante duas semanas investigou a histórica deste navio fascinante. Apresentamos as primeiras duas páginas da revista e um excerto do texto cuja leitura se recomenda:
"Não há muitos navios com tantas identidades como o STOCKHOLM, actual AZORES, e uma longevidade difícil de imaginar em 1944, quando se projectou este paquete na Suécia. Não é um gigante, nem trouxe inovações que o tornassem uma referência da construção naval ou da navegação. Nasceu num período muito conturbado na Europa e a sua vida está cheia de situações inesperadas e feitos notáveis que se entrelaçam com algumas tragédias. Em épocas diferentes foi protagonista de grandes acontecimentos, esteve condenado por diversas vezes mas, por aparente capricho da sorte, até agora conseguiu sempre evitar o fim e renascer, literalmente em 1994, quando foi reconstruído. Nunca foi um sucesso indiscutível para os diversos armadores sob cujas bandeiras navegou, mas tem uma personalidade fascinante. Tem fama de ser um navio azarado mas por outro lado a sua vida é um somatório de acontecimentos cuja compreensão não despreza o factor sorte e tem navegado sempre, desde 1948, atestando uma resistência que falhou entretanto a todos os seus pares, muitos mais famosos e supostamente interessantes, mas desaparecidos de acordo com a ordem natural das coisas. 
O nome AZORES é o décimo a identificar o mesmo navio, construído como transatlântico de passageiros e carga, destinado à carreira regular de Gotemburgo para Nova Iorque com o nome STOCKHOLM – o quarto e último assim designado a integrar a frota da famosa companhia Swedish American Line (SAL), uma “marca” de prestígio no seio do Grupo Brostroms." - Muito mais para ler na CRUZEIROS nº 13, já adquiriu o seu exemplar? 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

My new article dedicated to the history of the Portuguese cruise ship AZORES, just published by the CRUZEIROS magazine... It is a must, 11 pages full of images...