Wednesday, August 27, 2014

Lançamento do rebocador AMORA

Notícia de lançamento à água em São Jacinto, do rebocador AMORA, encomendado pela Lisnave, publicada a 17 de Abril de 1972.
Curiosa a confusão do título que se refere à nova construção como arrastão.
Foram construídos por estaleiros portugueses 18 rebocadores semelhantes ao AMORA, incluindo uma série para o estrangeiro.
Os Estaleiros de São Jacinto especializaram-se principalmente na construção de navios de pesca, mas a lista de navios construídos incluiu navios de carga, navios de carga e passageiros, cacilheiros, dragas e rebocadores. São Jacinto era um estaleiro caracterizado por uma certa inovação técnica, nomeadamente ter sido o primeiro a desenvolver entre nós a técnica da soldadura na construção dos cascos dos navios.
Enfim, tudo isto é história pois tanto o estaleiro como a maior parte dos navios lá construídos são história, já desapareceram, na voragem da desmaritimização.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: