Wednesday, November 05, 2014

ALANA, um porta-contentores "Português"


Neste mundo cada vez mais de faz de conta nem tudo o que parece é: este porta-contentores tem a bandeira portuguesa à popa, mas de português nada mais terá. Hoje as bandeiras marítimas são um negócio banal, com a globalização e a internacionalização da industria de transportes marítimos, e Portugal dá uma ajudinha, cobrando taxas pelo uso da bandeira verde rubra. Nada que não tivesse sido inventado muito antes de 1989, quando começou o registo MAR, mas para quem não se conforma com a desmaritimização, estes registos de aluguer são peças de uma farsa de mau gosto.

O ALANA é um navio alemão, operado pelo armador Peter Doehle, de Hamburgo, e escala regularmente os portos do Continente em ligações feeder. Construído em 2004. o ALANA tem 11 662 TB e 13 711 tdw, navegando com bandeira portuguesa desde 2013.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: