O navio de passageiros português LISBOA, antigo PRINCESS DANAE, foi vendido para desmantelar na Turquia e está previsto que deixe o Tejo por volta de 15 de Março próximo. A venda foi fechada no final de Janeiro, mas o navio não foi ainda entregue aos novos proprietários, continuando atracado de braço dado ao N/M PORTO na Matinha, com a bandeira portuguesa à popa.
O LISBOA está parado desde 22 de Abril de 2013, quando regressou de Marselha após ter sido resgatado pelo armador Rui Alegre de um arresto relacionado com a falência do grupo de empresas que constituiam a Classic International Cruises, do armador George P. Potamianos em 2012.
O Paquete LISBOA está registado em nome da South Coast Cruises - Transporte Maritimo, Lda., da Madeira, sociedade constituída em Janeiro de 2013 e que adquiriu o então PRINCESS DANAE à companhia Waybell Cruises Inc., do Panamá no início de 2013. O objectivo inicial passava pela modernização do navio para voltar a operar no mercado francês, que se tornara a sua base principal de actividade nos últimos anos em que foi gerido pela Classic International Cruises, mas o processo não foi fácil nem correu bem, a reparação do DANAE, que em Maio de 2013 mudou o nome para o actual, foi-se arrastando e acabou por ser suspensa em Janeiro do ano passado por se constatar que o estado real do navio era pior que o esperado, exigindo um maior investimento de muito difícil retorno.
O LISBOA segue assim o destino do seu irmão gémeo PRINCESS DAPHNE, vendido em 2014 para a sucata pelos irmãos Emílios e Alexander Potamianos, e que foi desmantelado em Alang, uma região da India especializada na demolição de navios situada próxima de Diu, mas tudo indica que será demolido em Aliaga, na Turquia.
Como entusiasta e apreciador de navios de passageiros clássicos entristece-me profundamente assistir ao fim do LISBOA, mas com 60 anos de existência e pelo facto de os navios não serem eternos, a verdade é que este paquete foi muito bem sucedido, tendo proporcionado inúmeros bons momentos a milhares de passageiros em todo o mundo durante os últimos quase 40 anos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
4 comments:
Que pena já tinha trabalhado nesse navio de 1999 ate 2004
Fico muito triste com essa noticia. Espero que os outros nao tenham o mesmo fim.
Já andei em quase todos os navios dessa companhia e tenho pena que o fim deles seja este, deixam pelo menos muitas recordações...
Pena, fiz 2 cruzeiros neste navio
Post a Comment