Thursday, January 28, 2016

O antigo paquete AMERICA


Paquete AMERICA, de 1939, da companhia United States Lines, numa representação plástica lindíssima de Stephen J. Card. O S.S. AMERICA, que eu conheci bem na sua encarnação posterior como AUSTRALIS, da companhia Chandris Lines, era o navio-almirante da frota mercante dos Estados Unidos da América em 1939, quando rebentou a segunda guerra mundial na Europa. Em miúdo descobri a existência deste navio por acaso, em Dezembro de 1964, ao folhear um livro na antiga livraria Ática, quase à esquina da rua Alexandre Herculano com a avenida da Liberdade. O livro chamava-se PASSENGER SHIPS OF THE WORLD e deixou-me fascinado e ao mesmo tempo intrigado por alguns dias, pois logo a seguir a eu recolocar o livro na mesa da livraria, este desapareceu, para surgir misteriosamente, embrulhado, na chaminé de nossa casa, na manhã de 25 de Dezembro de 1964. Coisas do Pai Natal, claro. Pois acabei por ficar verdadeiramente fascinado com este navio, ainda mais que com o seu irmão mais novo UNITED STATES, cuja existência já conhecia, mas na altura não o AMERICA.
Muitos anos depois vi-o em Lisboa e no Funchal, por diversas vezes este navio atracado quando em cruzeiro de verão com passageiros ingleses. Com as cores da Chandris era também muito bonito, mas as chaminés vermelhas originais eram incomparáveis.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: