Thursday, April 20, 2017

Associação Naval de Lisboa: desfile náutico a 30 de Abril

160 ANOS DE HISTÓRIA PARA VIVER NO TEJO: vai ser com um grande Desfile Náutico no Rio Tejo que se encerram, no dia 30 de Abril, as comemorações dos 160 anos da Associação Naval de Lisboa. Para a festa do clube desportivo mais antigo da Península Ibérica foram convocados diferentes tipos de barcos a remos, à vela e a motor. E ainda algumas surpresas dos céus – em alusão à ligação à aviação. Belém é o centro de toda a acção.
Fundado a 30 de Abril de 1856 com o nome de “Real Associação Naval”, o clube náutico mais antigo da Península Ibérica e um dos mais antigos da Europa encerra o programa das comemorações dos seus 160 anos com um grande Desfile Náutico no Rio Tejo. A data não podia ser mais simbólica – o próximo domingo dia 30 de Abril – com toda a acção a decorrer entre as docas de Alcântara (onde se situa a Secção de Remo) e de Belém (onde está localizada a Sede e Secção de Vela e Motonáutica).
Para a grande festa da Associação Naval de Lisboa vão participar, além dos sócios das suas secções, inúmeros convidados. O objectivo é concretizar um dos maiores desfiles náuticos de sempre, com a participação de barcos de todos os tipos e feitios – a remos, à vela e a motor! Estão assim confirmadas as presenças de clubes de todo o país, incluindo uma equipa de baleeiros da ilha do Pico e ainda formações europeias. Neste âmbito, é de destacar a presença da Marinha Portuguesa – com quem o clube tem desde sempre as mais fortes ligações. Mas, a acção não se esgota apenas na água – do céu estão previstas algumas surpresas pela mão da Força Aérea Portuguesa e de uma equipa de acrobacia aérea. 
O Desfile Náutico dos 160 anos da Associação Naval de Lisboa inicia-se às 17h00, sendo visível a partir das margens do Tejo tendo como ponto central o Padrão dos Descobrimentos, em Belém. Para o Comodoro do clube, André Bettencourt da Câmara, a festa promete transformar-se num marco; “Queremos animar o Tejo e criar a partir daqui as bases para a organização anual de um grande Desfile Náutico que possa trazer a Lisboa entusiastas das Marinhas de todo o Mundo – com especial destaque para a Marinha de Recreio. É esse o espírito da Associação Naval de Lisboa desde o primeiro dia e hoje, 160 anos depois, continuamos a honrar e manter vivos esses princípios essenciais”.

De acordo com os Estatutos assinados pelo Rei D. Pedro V, a Associação Naval de Lisboa foi criada com o objectivo de “animar a construção e navegação de iates ou barcos de recreio e promover o divertimento das regatas em Portugal”. O clube tem dado ao longo dos anos um enorme contributo para o desporto português, formando sucessivas gerações de remadores e velejadores, com um total de 64 atletas presentes em diferentes edições dos Jogos Olímpicos – que resultaram em duas medalhas de Bronze e duas de Prata. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: