Thursday, May 11, 2017

CREOULA e MANUELA lançados ao Tejo há 80 anos


O dia 10 de Maio de 1937 foi de festa no estaleiro da Administração do Porto de Lisboa, à Rocha do Conde de Óbidos, desde o dia 1 desse ano gerido pela Companhia União Fabril: pelas 15 horas foram lançados à agua os lugres-bacalhoeiros CREOULA e SANTA MARIA MANUELA. 
Muitas histórias e 80 anos de navegações mais tarde, ambos os navios continuam a mostrar a bandeira portuguesa e comemoraram o aniversário no Tejo onde nasceram. Fotografámos o CREOULA a navegar, de saída, na tarde de 10 de Maio, e apresentamos também o MANUELA, numa imagem registada durante a recente saída para Londres, de onde já regressou via Sines. Ninguém diria que estes navios têm 80 anos, e muitos mais lhes desejamos.

A notícia do lançamento é do Diário de Lisboa de 10 de Maio de 1937, um período de incertezas e totalitarismos por essa Europa em guerra mesmo ao nosso lado. A tudo resistiram o CREOULA e o MANUELA: antes de mais ao desafiar dos tempos, à obsolescência de uma arte de pesca do bacalhau de um mundo desaparecido nas memórias da frota branca e à terrível realidade da DESMARITIMIZAÇÃO em Portugal. 
Muitos nomes podíamos recordar associados a esses 160 anos de história marítima vividos pelos dois cascos lançados ao Tejo nessa tarde de 10 de Maio de 1937 pelo Presidente Carmona: aqui ficam alguns: Vasco Bensaude, o armador que desenvolveu o projecto e promoveu a encomenda do CREOULA em 1936, cedendo o que se deveria chamar ARGUS à Empresa de Pesca de Viana. Outro ARGUS, mais aperfeiçoado viria em 1939, mas da Holanda. O Capitão António Marques da Silva que durante tantos anos comandou o CREOULA e tão importante papel desempenhou na década de 1980 quando da transformação do CREOULA em navio-escola e ais tarde colaborou na recriação do SANTA MARIA MANUELA merece aqui a nossa homenagem. Homenagem também para Aníbal Paião, que em 10 de Maio de 2010 terá tido um dos dias mais felizes da sua vida, com a inauguração do SANTA MARIA MANUELA como navio de treino de mar sob a bandeira da Pascoal. O nosso abraço a todos e desejos de muitas navegações para estes navios, e que num futuro próximo se lhes possa juntar o ARGUS.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: