Thursday, October 26, 2017

Alan Villiers e PedroTeotónio Pereira

Alan Villiers é conhecido em Portugal por ter viajado no ARGUS e por nos ter dado essa obra prima que se intitula THE QUEST FOR THE SCHOONER ARGUS, mas as suas referências biográficas são bem mais vastas. Ver aqui. Nascido na Austrália em 1903, aos 15 anos embarcou num grande veleiro dando início a uma carreira na Marinha Mercante depois complementada com belíssimos trabalhos jornalísticos, inúmeros livros e muitas fotografias originais que documentam a fase final da vida dos grandes veleiros, em que navegou e que tão bem defendeu e preservou a memória.


As fotografias que apresentamos são de Alan Villiers, retratando um pouco a vida a bordo dos Cap Horniers.
A ligação de Alan Villiers a Portugal desenvolveu-se por intermédio do embaixador Pedro Teotónio Pereira, grande entusiasta das causas do mar e a quem se deve, em grande parte, a existência do actual navio-escola SAGRES, e que depois da Segunda Guerra Mundial promoveu as condições para que Alan Villiers viesse a Lisboa e embarcasse no ARGUS, da Parceria Geral de Pescarias e então o melhor dos nossos lugres da frota branca.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia









No comments: