Tuesday, September 25, 2018

SEVEN SEAS EXPLORER em Lisboa


Panorâmica do Porto de Lisboa com o navio de cruzeiros SEVAN SEAS EXPLORER a sair do novo terminal de cruzeiros, em Santa Apolónia. Trata-se de um dos navios mais luxuosos da actual frota de paquetes, facilmente identificável pela sua chaminé modelo Lascroux, em forma revivalista de um conceito desenvolvido na década de 1950 e que então teve no navio português INFANTE DOM HENRIQUE uma das suas expressões mais avançadas.

Não sou grande entusiasta do efeito estético destes navios todos brancos com apenas uma marca ou um emblema nas chaminés, moda que se iniciou em 1962 com a introdução do navio francês ANCERVILLE, uma espécie de um FRANCE de 14 mil toneladas idealizado para a carreira Marselha - Dakar da companhia Paquet e que foi ainda utilizado em cruzeiros mesmo depois de vendido à China comunista em 1973. O mundo é feito de mudanças permanentes e os conceitos estéticos vão acompanhando essa dinâmica.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images,heck our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: