Tuesday, February 12, 2019

Porto, Tejo e Navios


Domingo, início de tarde, junto ao Tejo, a vislumbrar alguma paisagem marítima no fundeadouro do «Quadro Central» do Porto de Lisboa. 
O graneleiro ACHILLEUS, da companhia Portline acaba a operação de abastecimento de combustíveis, em mais um episódio de serviço de bancas, vocação que tem visto algum crescimento nestes últimos anos e trazido ao Tejo navios interessantes, caso deste ACHILLEUS com as cores portuguesas na chaminé desenhada pelo artista português Acácio Santos em 1985 (quando a Portline arrancou com 25 milhões de euros de capital público a substituir a CTM e CNN). 
Atracado, o super-petroleiro SACOR II, da Sacor Marítima, a empresa armadora da Galp que nos últimos anos tanto tem contribuído para o engrandecimento da Marinha de Comércio Nacional. 
Em primeiríssimo plano, o velho cais de Porto Brandão, a precisar urgentemente de obras de restauro, e que se tem vindo a desfazer na sua textura portuária e física, com o passar do tempo e a indiferença selectiva da entidade responsável.
A magia está na fotografia, que pelo recurso a um enquadramento criteriosos, permite reinventar um momento de maritimidade portuária à moda antiga lisbonense. Parece que o porto regurgita navios a disputarem a paisagem portuária. Coisa rara nos dias que correm, mas sempre de apreciar e registar. Para quem goste de navios e deste porto maravilhoso que é o de Lisboa, um dos melhores do mundo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: