Tuesday, March 09, 2021

FUNCHAL - 75 meses de cativeiro na Matinha



Apesar de um cativeiro ignóbil materializado por 75 meses de imobilização no Tejo, o antigo paquete português FUNCHAL continua atracado à ponte-cais da Matinha e, visto com alguma distância, mantém a beleza de linhas e a dignidade de um navio belíssimo. 
Propriedade de interesses ingleses desde Outubro de 2019, está em curso nova mudança de propriedade, neste ano em que o navio faz sessenta anos de existência. 
Foi entregue à Empresa Insulana de Navegação na Dinamarca em Outubro de 1961 e fez a viagem inaugural a 4 de Novembro desse ano já tão distante. Foi sempre um navio de elite na Marinha Mercante portuguesa, com grandes Comandantes Oficiais e Tripulações, sendo de lamentar o falhanço da última tentativa de o manter em Portugal, protagonizada por Rui Alegre, com o apoio (envenenado?) do banco Montepio.
Viajei no FUNCHAL pela primeira vez em 1963 e o navio era um encanto de elegância e conforto, muito bem decorado com simplicidade e qualidade, era um navio luminoso, cheio de vida, rápido e imensamente bonito. As muitas transformações a que foi sujeito a partir de 1972 permitiram que tivesse navegado durante mais de 50 anos, mas perdeu o ambiente original inesquecível. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: