Thursday, November 04, 2021

Paquete FUNCHAL: viagem inaugural há 60 anos






Há 60 anos, a 4 de Novembro de 1961, o novíssimo paquete a turbinas português FUNCHAL saiu de Lisboa na viagem inaugural, com destino ao Funchal, Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo, dando início a uma carreira que, na altura, ninguém imaginava, seria tão bem sucedida e longa.
Encomendado em Agosto de 1959 ao estaleiro Elsinore pela Empresa Insulana de Navegação, o FUNCHAL, de 10.030 TAB e capacidade para 400 passageiros, foi o último navio de passageiros projetado de raiz para a carreira Lisboa - Madeira - Açores, um serviço público iniciado pela Insulana em 1871, e que seria abandonado em Outubro de 1975. Construído em Elsinore, Dinamarca, foi entregue a 12 de Outbro de 1961 e chegou ao Tejo a 19 de Outubro desse ano.
O FUNCHAL fez essencialmente o serviço das ilhas até Agosto de 1972, e depois foi adaptado para cruzeiros e equipado com motores diesel, muito económicos, tendo operado no mercado de cruzeiros internacionais até 2015. Hoje pertence a um grupo de investidores/salvadores dos Estados Unidos da América, que o adquiriram a interesses ingleses em Janeiro deste ano, e está sofrer reparações em Lisboa, embora o seu futuro esteja em equação.
O paquete FUNCHAL é o último sobrevivente da frota da Marinha Mercante portuguesa do período após a segunda guerra mundial, em que registou um crescimento significativo. Infelizmente, a década de 1970 trouxe uma inversão de políticas, levando à actual Desmaritimização.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: