Saturday, April 09, 2022

O navio de cruzeiros COSTA LUMINOSA no Tejo
























O navio de cruzeiros italiano COSTA LUMINOSA voltou ao Tejo a 5 e 6 de Abril de 2022, onde o fotografei mais uma vez, com o ambiente enevoado e cinzento à chegada, com o melhor sol de Lisboa, por ocasião da partida, a que correspondem as duas imagens publicadas. 
Este COSTA LUMINOSA esteve em Lisboa pela primeira vez, por ocasião do cruzeiro inaugural, a 10 de Junho de 2009, tendo então atracado à Estação Marítima de Alcântara, a qual, infelizmente, hoje já não recebe navios, nem passageiros, nem cruzeiros, penhorada por uma parede variável de contentores a esconderem e tornarem menos útil e visível um do mais belos edifícios da beira-tejo.
Sem ser uma beleza estonteante, o COSTA LUMINOSA é um navio atraente, pela simplicidade das formas despretensiosas e simples, pelo pedigree da Companhia Costa desde os tempos recuados da Linea C, com que a Costa começou a operar navios de passageiros, logo a seguir à Segunda Guerra mundial. 
Quando comecei a apreciar os navios de passageiros no Tejo, na década de 1960, a presença da frota de paquetes da Costa era frequente e variada, a começar pelo EUGENIO C de 1966, navio-almirante verdadeiramente espetacular, e que passava a vida por cá, nas suas viagens entre o Mediterrâneo e os Brasis, ou nos grandes cruzeiros de verão, habituais em Agosto. Havia ainda o FEDERICO C, que fazia a carreira da Venezuela, e outros navios menores, mas igualmente interessantes, como o ENRICO C, o ANNA C, o ANDREA C ou o FRANCA C. E volta e meia, também passavam por cá alguns cargueiros da Line C.
Outros tempos e navios. Mais vestígios do COSTA LUMINOSA aqui no BNM aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: