Monday, February 27, 2023

TRANSPORTES MARÍTIMOS DO ESTADO

Chaminé com as cores oficiais dos Transportes Marítimos do Estado, a entidade criada em 1916 para administrar os 72 navios mercantes requisitados à Alemanha em fevereiro desse ano, e que se haviam refugiado em águas portuguesas em Agosto de 1914, quando teve início a Primeira Guerra Mundial (um conflito tão estúpido como todos os outros, que levou ao declínio da Europa no século XX).
Os TME ficaram conhecidos como as Trapalhadas Marítimas do Estado, entraram em liquidação em 1922.
A frota foi vendida em leilões e o processo arrastou-se pela década de 1920. Um desperdício de navios e oportunidades no que toca à Marinha Mercante em Portugal.
Depois veio a Ditadura Militar, seguida do Estado Novo e, da penúria marítima desenhou-se a política de regresso ao mar do Pai Tomás, mas nunca se alcançou a dimensão a que aspiraram os elementos mais entusiastas do negócio de transporte marítimo com frota própria e caímos numa Desmaritimização ignorante que reduziu a nossa maritimidade a quase nada e a cultura marítima a quase zero.
Hoje sinto-me otimista😀
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: