Wednesday, February 07, 2007

OLYMPIC, THE HAPPY TITANIC SISTER

At Sailor Girl's request, here they are, two beautiful post cards of the White Star Line steamer R.M.S. OLYMPIC, the original ship of the planned three sisters and the only one of the three to end at the breakers hands...
Those post cards are part of the Luís Miguel Correia collection in Lisbon. They were published by White Star as publicity material and were distributed onboard the ship to passengers and visitors as a ship's souvenir. In time they became collectors' items.
The 45,324 GRTons transatlantic liner OLYMPIC was built in Belfast by the famous shipyard Harland & Wolff (the last great liner built by them was the CANBERRA of 1961) for the Southampton - New York express service.
The first of three planned sisters, the OLYMPIC was launched on 20th October 1910 and delivered to the WSL the following 31st May. She was the largest ship in the world when on 14th June 1911 sailed on her inaugural voyage. While her sister TITANIC became world famous for her unfinished single voyage, the OLYMPIC had a long and successful career sailing the Atlantic between the old and the new worlds with thousands of happy travellers onboard until she was withdrwan from service in 1935 and scrapped in Jarrow, Scotland.
She had a few small accidents, but was a reliable old ship to the end with her distinctive White Star / Harland & Wolff balanced and elegant profile. During WW1 she was converted for trooping and on one such voyage on 12th May 1918 the OLYMPIC was attacked in the North Atlantic by the German submarine U103, but she was able to avoid the torpedoes and better than that, she was able to ram the attacking submarine with her strong large bow and so she sunk the sub.
Two sisters were also built in Belfast, the TITANIC, delivered to WSL in April 1912, and the BRITANNIC, launched 26 February 1914 but owing to the war completed as an hospital ship in December 1915. She did not survive the war and was sunk by mines in the Aegean Sea on 21st November 1916. There were 1,134 souls onboard and 28 lost their lives in the accident.
White Star Line original post cards from the LMC collection - words by Luís Miguel Correia - 7 February 2007

15 comments:

A VER NAVIOS said...

Obrigado amigo LMC.
Amiga Sailor:
Temos de nos render à evidência.
Se o LMC não existisse quem o poderia inventar?

A VER NAVIOS said...

É só pedir. O LMC sabe.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Não será bem assim, meu caro A VER NAVIOS, olhe que tenho aprendido coisas bem interessantes consigo... e não tenha nada do AVIZ....
O ideal é juntar forças e conhecimentos e trabalhar nuns livros novos a divulgar os navios e as navegações dos nossos corações..., a ver se se vai comovendo novas gentes para estas coisas...

LMC

LMC

A VER NAVIOS said...

Obrigado pelo seu comentário. Deixe a modéstia para lá.
Não era para já, mas vou colocar no meu sítio mais uma das que tenho do " AVIZ".
O "AVIZ" é o navio que aparece a navegar na apresentação do Programa Bombordo da RTP.
Abr.

Luis Daniel Vale said...

"but she was able to avoid the torpedoes and better than that, she was able to ram the attacking submarine with her strong large bow and so she sunk the sub"

What a fantastic story that would most certainly make a fantastic movie!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caro Malheiro do Vale,

Este episódio é muito pouco conhecido, talvez por ser um incidente com final feliz. E hoje a apetência vai toda para as tragédias. Apesar de os submarinistas terem sido vítimas da sua própria arma, pois a guarnição alemã morreu quase toda, excepto uns poucos recolhidos por um contratorpedeiro americano...

LMC

LUIS MIGUEL CORREIA said...

A VER NAVIOS,
Olhe que não é modéstia, mas consciência das minhas limitações e da relatividade das coisas...

LMC

garina do mar said...

os postais são lindos! sobretudo o de cima...

escorpiaotinhoso said...

Garina do Mar,

O de cima foi feito a partir de um original do pintor Walter Thomas... É muito bonito, sim...

Klatuu o embuçado said...

Sabia disso do submarino... mas tinha ideia que tinha sido com cargas de profundidade, sei que o navio foi armado para se defender de submarinos... provavelmente peças de fogo, então... Abalroamento? Grande Comandante!

PauloMestre said...
This comment has been removed by the author.
PauloMestre said...

Klatuu, o OLYMPIC efectivamente abalroou o submarino.
Ele tinha apenas algumas peças de artilharia a bordo e não cargas de profundidade.

No caso do trio da White Star Line, as providências tomadas para utilização em caso de guerra foram reduzidas, ao contrário do MAURETANIA e do LUSITANIA, que foram desenhados para serem transformados rapidamente em cruzadores auxiliares.

Outra nota do OLYMPIC na 1ª Guerra foi a tentativa de reboque, sem sucesso, em Outubro de 1914 do couraçado HMS AUDACIOUS, que tinha embatido numa mina.

Paulo Mestre

PauloMestre said...

O OLYMPIC foi por duas vezes o maior navio do Mundo: entre 1911 e até à entrega do TITANIC e, depois do afundamento do companheiro de frota, até à introdução do IMPERATOR pela HAPAG em 1913.

Paulo Mestre

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Paulo,
O IMPERATOR também tem uma história engraçada: para ser o mais comprido navio do mundo, os alemães tiveram de lhe instalar na proa uma águia gigantesca, que foi destruída pelo mar logo numa das primeiras viagens. Depois da guerra este navio seria entregue à Cunard com o nome BERENGARIA.

Klatuu o embuçado said...

Muito obrigado pelo esclarecimento... a minha referência era de memória...
Tenho ideia de que o heróico navio também efectuou, além desse, um outro salvamento: o do navio francês Provincia, também atingido por um torpedo.

Abraço.