Monday, July 07, 2008

INAUGURAÇÃO DAS PORTAS DO MAR


Aspectos da inauguração festiva do novo porto de Ponta Delgada - PORTAS DO MAR, pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César e pelo Ministro da Presidência Pedro Silva Pereira, pelas 17h00 de 5 de Julho de 2008.
O dia estava magnífico realçando ainda mais a qualidade arquitectónica e funcional da nova infraestrutura que proporciona uma nova dimensão à frente ribeirinha de Ponta Delgada.
É raro assistir à inauguração de um empreendimento deste tipo e ter uma sensação tão evidente de gastos públicos dispendidos com equidade, como aconteceu no passado dia 5. Também não é costume assistir a discursos de políticos de primeira linha a exortar ao mar e a praticar a ligação entre o Povo e o Mar. Mas é assim nos Açores, como deveria ser assim também no resto de Portugal. Um bom exemplo a partir das Ilhas. Parabéns aos Açores e um futuro cheio de navios e turístas.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

6 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

É daquelas cerimónias a que é imperdoável eu não ter ido. Enfim. Haja calma e serenidade e esperança num futuro mais Justo para todos.

RichardCohen said...

O problema desse projecto é que ninguém entende como se processará o movimentos de navios de cruzeiros e ferries no cais. Por exemplo os navios ferries ainda continuam a utilizar o porto antigo para as viagens. Existe uma manga que levará os passageiros para onde ? Para a Gare Maritima? ; Para a cobertura da Gare, onde onde os autocarros e taxis vão estacionar ?

Continuo a achar que o projecto está mal feito no que respeita à movimentação de pessoas e veículos.
Por exemplo está programada a escala do Independence od the Seas com +4000 pessoas. Como será essa escala?

Chega o navio, atraca e depois ? Os passageiros vão sair pela manga para a Gare ( 1 manga é suficiente? ) e quem quiser visitar a ilha vai entrar no autocarro por onde ? e os taxis ?

Penso que muita gente não percebeu esse grande erro que foi cometido, mais 1. Não sei se sabe mas o projecto inicial também não implicava o abastecimento de combustível, e agora até ao final do ano os navios vão ter que ir ao porto antigo reabastecer.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sr. Medeiros,

Não vejo motivos para a sua preocupação. O terminal é bom, se há alguma coisa a dizer é ter sido feito com uma capacidade superior às necessidades actuais, mas isso é positivo, pois demonstra visão associada ao projecto.

Tenho viajado por muitos portos insulares estrangeiros de características semelhantes a Ponta Delgada e olhe que não há muitas estruturas portuárias com a qualidade das PORTAS DO MAR.

O projecto ultrapassa a valência de terminal marítimo de passageiros, ao requalificar de forma muito digna a frente ribeirinha da cidade.

Tanto quanto sei, os navios de passageiros inter-ilhas vão passar a usar o terminal na segunda quinzena deste mês. Os navios de cruzeiros passarão também a usar o terminal ainda este ano.
A questão de o abastecimento de combustíveis não ter sido considerado de início foi corrigida pela positiva a tempo.

Para melhor compreender como vai funcionar o terminal, sugiro-lhe que vá lá espreitar. No fim de semana as instalações estiveram abertas ao público. Ou então, quando os ferries passarem a usar as novas facilidades, meta-se num e vá até Santa Maria e volte,só para experimentar.
Na minha opinião o projecto é bom e insere-se numa aposta política de desenvolver a relação dos Açores com o Mar, que é exemplar e devia ser seguida por todo o País.

Gostava de ter um terminal assim tão bonito em Lisboa...

LMC

paulorenato said...

Estah linda a minha cidade de Ponta Delgada,com as Portas do Mar.Um terminal lindo diz e muito bem o Sr.Luis.S.Miguel merece!!!Como sou um "gande maluco"em Setembro estou lah outra vez para ver se vejo mais uns navios de turismo e desta vez lah atracados,e se puder,vou ateh S.Maria e volto so para ter o prazer de sair e chegar as Portas do Mar.Estao de parabens os ACORES.

Anonymous said...

Onde é que estão as rampas/plataformas para um ferry como os da ARMAS (ou mesmo da Porto Santo Line) abrirem as rampas traseiras e desembarcarem veículos, como existe no Funchal, no Caniçal e em qualquer porto canário. Parece-me que continua um problema por resolver... Vão andar sempre com ferrys com portas laterais de dimensão mais reduzida e menos prácticos ou com portas semi-laterais reduzidas como a do Atlandida?

Anonymous said...

Pior ainda é ver o estado a esbanjar milhões num terminal, num porto que não tem movimento de ferries ou cruzeiros ao longo do ano que justifique, (tirando o Verão, ferries nem ve-los). O Carlos César deve pensar que está na Madeira ou no Porto Santo.