Monday, July 07, 2008

PONTA DELGADA DE PORTAS ABERTAS AO MAR

Ponta Delgada, a cidade, o porto e a própria ilha de São Miguel, viveram dias de festa com a inauguração, a 5 de Julho de 2008, do novo terminal de navios de passageiros de Ponta Delgada.
As “Portas do Mar” representam um investimento superior a 50 milhões de euros, co-financiado a 75 por cento pela União Europeia.

O projecto é do arquitecto Manuel Salgado e inclui um cais para navios de cruzeiros e ferries com 370 metros de comprimento e fundos de 11 metros, permitido a atracação em segurança dos maiores navios de passageiros actualmente em projecto e melhorando muito as condições de embarque e desembarque dos passageiros e viaturas dos ferries inter-ilhas. Este cais é apoiado por uma Gare Marítima com 1.200 m2 de superfície e zonas comerciais adjacentes com 5.300 m2. Do novo complexo faz ainda parte o Pavilhão do Mar, um centro de eventos e exposições com restaurante panorâmico e anfiteatro ao ar livre, uma Marina com capacidade para 440 embarcações e diversos equipamentos de apoio, o melhoramento das piscinas de São Pedro e novos parques de estacionamento.

Para além de revitalizar a frente marginal da cidade de Ponta Delgada, e proporcionar uma maior interacção da população com o mar, as “Portas do Mar” são uma melhoria significativa para os passageiros dos navios visitantes, que passam a ter acesso imediato ao coração da cidade.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: