Friday, July 31, 2009

MARINHA DEVOLVE AO MAR BALEIAS-DE-BICO NA ILHA TERCEIRA





A Marinha-Autoridade Marítima, através da Capitania do Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira acompanha desde as 16h00 de dia 28, o arrojamento de quatro cetáceos, provavelmente da espécie baleia-de-bico de Sowerby, Mesoplodon bidens, que entraram na baía da Praia da Vitória, nos Açores.
Após mais de 24 horas de esforços dos elementos da Marinha e alguns populares, incluindo cientistas da Universidade dos Açores, dois dos quatro animais lograram encontrar o caminho para o seu habitat natural, no entanto um terceiro acabou por morrer no areal.
Este animal foi retirado e encontra-se preservado, devendo ser objecto de uma autópsia por uma equipa de cientistas hoje de manhã. Um quarto espécime, manteve-se confinado numa pequena enseada num canto do porto comercial, tendo resultado infrutíferas as tentativas para o libertar durante todo o dia de quarta-feira. Hoje de manhã já não foi avistado.
Foram entretanto efectuadas buscas minuciosas ao longo da costa da baía para verificar se o animal não terá encalhado durante a noite. Nada foi encontrado, presumindo-se que também este tenha conseguido regressar ao mar.
As baleias de bico do Género Mesoplodon são muito pouco conhecidas. Os Açores parecem ter condições especiais para o avistamento destas espécies, sendo relativamente comum ver baleias de bico no arquipélago. Isto pode denotar uma maior frequência destes animais nas nossas águas mas também ser um reflexo da proximidade de zonas profundas da costa.
O último arrojamento desta espécie nos Açores deu-se em Junho passado, na costa da ilha de S. Miguel. Na ilha Terceira, em 21 e 22 de Julho de 2007, registou-se o arrojamento de 2 machos adultos de Mesoplodon bidens, um na Baía da Salga e outro no Porto Judeu.
O desfecho do caso das Baleias-de-Bico infelizmente traduziu-se na morte dos animais e pode ser lido aqui. Mais uma vez obrigado ao Sr. Cte. João Gonçalves pela colaboração com o BNM.
Texto e imagens enviados por Cte. João Gonçalves

1 comment:

Anonymous said...

Infelizmente, o desfecho desta história não foi feliz. Na noite de 30 de Julho, os três animais salvos na Terceira foram encalhar na praia do Almoxarife, a nascente da cidade da Horta, ilha do Faial.

Curiosamente, já tinham tentado arrojar as quatro em S.Miguel, no passado dia 24 de Junho. A história pode ser lida aqui:

http://criar2009.azores.gov.pt/Portal/pt/novidades/Baleias+de+Bico+arrojam+nos+Açores.htm

João R. Gonçalves