Saturday, August 01, 2009

CRUZEIROS EM ROTERDÃO

Roterdão é um dos portos europeus que nos últimos anos viu crescer a actividade de navios de cruzeiros.
As imagens do nosso Amigo Cees de Bijl mostram duas facetas da realidade actual dos paquetes em Roterdão: um visitante ilustre, o icónico paquete britânico QUEEN MARY 2, atracado no passado dia 22 de Julho de 2009 durante um cruzeiro, e o antigo navio de passageiros ROTTERDAM, construído na cidade na década de 1950 e entrado ao serviço da Holland America Line em 1959, que se encontra preservado devido a esforços conjugados de entidades oficiais e privadas.
De salientar a atitude dos holandeses e em especial da população de Roterdão que têm o maior orgulho nas actividades marítimas e portuárias da sua grande cidade, ao contrário do que acontece em Lisboa, onde uma elite bacoca e ignota promove campanhas de desmaritimização e contra o binómio Cidade-Navios, baseadas em limitações estéticas inquinadas, alimentadas na cultura de "fare niente" nacional e possivelmente promovidas indirectamente pelos "lobbies" do betão e dos patos bravos alfacinhas que não descansam enquanto não levarem as suas realizações cinzentas a todas as áreas fluviais e portuárias possíveis.


Texto de /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Ernesto São Thiago said...

Saudações desde o Brasil. Passei a acompanhar o seu blog.

JOSÉ MODESTO said...

Caro Luís, façamos votos para que o novo terminal de cruzeiros de Leixões seja uma realidade.
Será concerteza benéfico para todos nós.

Saudações Marítimas
José Modesto