Tuesday, August 30, 2016

Paquete grego AMERIKANIS



A companhia de navegação grega Chandris Lines constituiu, a partir de 1959 uma importante frota de navios de passageiros, todos adquiridos em segunda mão e modernizados mais ou menos profundamente, tendo obtido grande sucesso na carreira Europa - Austrália e igualmente na linha Mediterrâneo - Nova Iorque, e de forma gradual, a partir de meados da década de mil novecentos e sessenta, nos cruzeiros turísticos, a partir de Inglaterra, no Mediterrâneo, na Austrália e nos Estados Unidos.

Tendo em vista substituir o QUEEN FREDERICA na linha de Nova Iorque, em Julho de 1967 a Chandris comprou à Union Castle Line o paquete KENYA CASTLE, de 1952, que foi modernizado no Pireu e regressou ao serviço com bandeira grega em Agosto de 1968, concorrendo com o QUEEN ANNA MARIA e o OLYMPIA, da Greek Line, em viagens regulares Pireu - Nova Iorque, mas principalmente, dedicando-se a cruzeiros a partir de Nova Iorque para as Bermudas e Caraíbas, no que foi particularmente bem sucedido.
O AMERIKANIS esteve diversas vezes em Lisboa, onde tive oportunidade de o fotografar e visitar: a primeira fotografia, tirada de meio do Tejo, mostra o AMERIKANS a chegar a Lisboa a 24 de Setembro de 1980; a segunda imagem retrata uma atracação do mesmo navio ao Cais de Alcântara a 26 de Maio de 1994, já na fase final de vida activa do paquete, que foi retirado do serviço em 1996 e vendido para sucata na Índia em 2001. Um belo paquete a turbinas, de linhas clássicas e bem modernizado sem que esse equilíbrio estético tivesse sido comprometido.
Mais paquetes da Chandris Lines aqui e já agora, também alguns da empresa irmã Chandris Cruises aqui. Fotografias originais de Luís Miguel Correia
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: