Friday, July 27, 2018

Disney, Independence e Marella...


Três navios de passageiros a saírem de Lisboa seguidos, como acontece tantas vezes ao final da tarde. A 25 de Julho largaram o DISNEY MAGIC, o INDEPENDENCE OF THE SEAS e o MARELLA SPIRIT. Todos em viagens de cruzeiros turísticos.
O DISNEY MAGIC acaba de completar 20 anos. Foi o primeiro navio de cruzeiros da Disney, construído em Itália e entregue a 21 de Junho de 1998, tendo visitado Lisboa pela primeira vez dias depois, na viagem posicional rumo a Port Canaveral. Estes vinte anos passaram num instante, o navio está cada vez mais bonito, à medida que se vão construindo autênticos mostrengos, mas sempre foi assim, a evolução não para. 
Com 83.969 GT, o DISNEY MAGIC tem 294,06 m de comprimento e destaca-se pelas linhas neoclássicas, realçadas pelas cores - vermelho nas chaminés e preto no casco, cores muito pouco utilizadas nos dias que correm, mas bonitas.

Com metade da idade do DISNEY MAGIC e o dobro da tonelagem deste, o INDEPENDENCE OF THE SEAS data de 2008 e tem 155.889 GT apresentando o comprimento máximo de 338,72 m. É o maior navio de cruzeiros de entre os que visitam o Tejo com frequência e foi modernizado no início deste ano, apresentando alterações diversas, ao nível da chaminé e de outros pormenores exteriores. identificáveis por comparação com fotografias mais antigas.

O veterano de entre o grupo de paquetes em referência é o MARELLA SPIRIT, de 33.930 GT, construído em 1983 em França para a Holand America Line com o nome NIEUW AMSTERDAM (1983-2000), que já navega há 35 anos e vai na sua quinta designação, tendo-se chamado anteriormente THOMSON SPIRIT (2003-2018). É um navio de cruzeiros da segunda geração, de linhas tipicamente holandesas.
Fotografias de Luís Miguel Correia registadas no Tejo a 25 de Julho de 2018. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: