Tuesday, July 24, 2018

SAGA SAPPHIRE: a beleza das cores clássicas


Sou apreciador convicto das cores ditas clássicas aplicadas aos navios. Uma das minhas companhias de cruzeiros preferidas da actualidade é a Saga Cruises, que tem operado alguns dos navios mais emblemáticos do século XX, com destaque para os últimos dois «FJORDs», tão bem tratados pela Saga com os nomes SAGA ROSE e SAGA RUBY, ambos já desmantelados, infelizmente. A Saga voltou muito recentemente a optar pelas chaminés amarelas, e o SAGA SAPPHIRE fica soberbo com estas cores, equilibradas e simples, mas muito belas por isso mesmo. 

Construído em 1980-81 como EUROPA para a Hapag-Lloyd, no tempo em que a actividade de cruzeiros desta empresa ainda era sediada em Bremen, numa espécie de prolongamento do Norddeutscher Lloyd, o EUROPA de 1981 foi um navio de esperança, o último grande paquete construído com o pedigree de Navio de Estado, e ao mesmo tempo, o primeiro navio significativo de uma nova era na evolução dos navios de passageiros, dado que se pode considerar ter sido o primeiro da segunda geração de navios de cruzeiros, introduzido apenas quatro anos depois de, na apresentação do CUNARD PRINCESS em Nova Iorque, em 1977, se ter considerado ser este provavelmente o último grande navio de passageiros a ser construído.
Voltando ao SAGA SAPPHIRE e à sua «nova» chaminé amarela, que contraste face à estética prevalecente nos dias que correm, de pintar os navios de cruzeiros de branco e azul, ou então aplicar macacadas nos cascos, algumas como a das proas dos navios da Princess, verdadeiramente de mau gosto. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: