A navegação internacional de propulsão mecânica é desde há cerca de duzentos anos um factor de desenvolvimento cultural e económico. O navio a vapor foi uma das grandes invenções do século XIX na Europa. Os navios deram lugar a grandes empresas de navegação nacionais que mostravam as bandeiras respectivas em todos os mares, à medida do prestígio e influência das diversas nações. Uma das grandes companhias de navegação europeias foi a Hamburg Sud, de Hamburgo, que recentemente perdeu a sua independência de quase 150 anos ao passar a integrar a órbita tentacular do gigante dinamarquês Maersk. Nada que a Hamburg-Sud não tenha feito nas últimas décadas, ao comprar e absorver inúmeras outras companhias de navegação, nomeadamente a sua grande rival de outras épocas, a Royal Mail Lines, com a compra do grupo Furness.
De entre as actividades mais destacadas da Hamburg Sud, de referir o transporte de passageiros em serviços regulares Europa - América do Sul, que conheceram o apogeu na década de 1930 e foram interrompidos em 1939 pela aventura tresloucada do antigo cabo austríaco Adolfo H. Foi o fim de paquetes lindíssimos, de chaminés vermelhas e brancas, cujo imaginário ressoa ainda nos cartazes publicitários da companhia, que são verdadeiras obras de arte. Toda a navegação é uma arte, incluindo as formas publicitárias de outros tempos, como o cartaz que aqui se reproduz, com o navio almirante da companhia, de 1927 a 1945, o famoso paquete a turbinas CAP ARCONA, presença frequente em Lisboa, onde esteve pela última vez em Agosto de 1939.
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