Monday, November 05, 2018

Paquete FUNCHAL em registo de morte lenta


Um dos mais belos navios portugueses do século XX morre um pouco a cada dia de quase abandono, atracado a uma velha ponte-cais decrepita nos confins do Porto de Lisboa. 

Falo, mais uma vez, do FUNCHAL, que há exactamente 57 anos navegava de Lisboa para o Funchal na sua viagem inaugural, iniciada no Tejo a 4 de Novembro de 1961. 
Hoje ninguém lhe reconhece o préstimo nem as qualidades que fazem desta obra prima da arquitectura naval portuguesa contemporânea uma jóia perdida (foi projectado pelo almirante ECN português Rogério de Oliveira em 1958). 
Tem vindo a definhar atracado na Matinha desde 21 de Agosto de 2015, tendo descido o rio até à Rocha no passado dia 19 de Outubro de 2018, a reboque, apenas para possibilitar a saída do seu companheiro de infortúnio PORTO, que largou a 21 de Outubro com destino a Aliaga, na Turquia, onde vai ser destruído por sucateiros vorazes e feios. Cumprida essa despedida, o FUNCHAL regressou à Matinha a 22 de Outubro e lá está, atracado, agora só, recortando toda a elegância do seu perfil único no velho cais, a aguardar um destino que tarda em acontecer.
A ver sair o PORTO a 21 de Outubro, havia uma figura sinistra no cais, um homem vestido de preto, um turco devorador de navios que já antes levara o LISBOA. Uma das ambições desse turco antipático e cruel é levar o FUNCHAL para o destruir em proveito próprio na praia de Aliaga. Ao despedir-se disse: «Daqui a dois meses volto cá para levar o FUNCHAL». Acho que se isso acontecer atiro o homem ao Tejo...
É urgente salvar o FUNCHAL da suprema indignidade do abandono a que tem sido votado desde 2015. Vem aí o turco feio e mau, não quero que nos leve o FUNCHAL. Quem ajuda o Paquete FUNCHAL?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: