Tuesday, April 16, 2019

O último Cais de Liberdade


Há dias aportei ali ao cais dos bacalhoeiros na Gafanha da Nazaré e por lá fiquei o dia todo. Em plena liberdade, a percorrer as pontes-cais, por acaso feliz todas repletas de navios, ainda que alguns sejam navios condenados ao desmantelamento. Era assim em quase todos os meus cais quando comecei a deambular aqui e acolá para ver navios e os fotografar mentalmente, sentir-lhes as bandeiras e os perfumes vários. Eram tantos os nossos navios, há mais de 50 anos, claro, que a Desmaritimização quase tudo destruiu entretanto.

A Ria de Aveiro com os seus navios de pesca estava lindíssima, a luz não podia ser mais expressiva. Valeu a pena, pelos momentos e pelas imagens registadas num grande dia de fotografias de navios e ambientes marítimos. 
Tantos navios bonitos, a começar pelo BRITES, em fase de desmantelamento mas ainda de bandeira portuguesa a flutuar à popa. Contrastando com o seu desaparecimento lento, o gémeo COIMBRA brilhava nas suas belíssimas cores de iate, que bem podia ser, se não se tivesse mantido como navio bacalhoeiro todos estes anos, a sua proa azul à moda dos Estaleiros de São Jacinto ainda a desafiar os anos. Que bonito é o COIMBRA.
E lá em baixo, os estaleiros da Navalria, com um dos paquetes do Douro do Armador Mário Ferreira, desta vez o INVICTA, talvez em reparação, não sei bem. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: