Saturday, April 06, 2019

Primeiro navio de cruzeiros construído em Portugal


É o primeiro navio de cruzeiros construído em Portugal, e o primeiro navio de passageiros novo a integrar a frota portuguesa desde 1961, um verdadeiro acontecimento histórico visto numa perspectiva de quem acredita que a Economia do Mar faz mais sentido com navios e armadores. 
O navio chama-se WORLD EXPLORER, o Armador é Mário Ferreira, o mais notável armador português da actualidade, uma das poucas individualidades a quem podemos chamar de Armador. 
O WORLD EXPLORER está a ser construído em Viana do Castelo pela empresa West Sea, do Grupo Martifer, que tem sabido devolver a dignidade e o desenvolvimento aos estaleiros navais de Viana do Castelo. É um belíssimo navio, de cerca de 10.000 GT e capacidade para 200 passageiros, concebido especialmente para cruzeiros internacionais num dos segmentos com maior procura - vai navegar por regiões remotas e inacessíveis aos navios vocacionados para o turismo de massas, da Antártida ao Ártico . Um navio bonito, o primeiro de uma série que se deseja bem sucedida. O baptismo oficial vai decorrer na tarde de 6 de Abril de 2019 nas instalações dos estaleiros West Sea em Viana. 
Para mim, que acompanho a evolução da Marinha Mercante em Portugal e o sector dos cruzeiros internacionais desde que tenho memória, vai ser um dia inesquecível.

Texto de L.M.Correia. Imagens da Mystic Cruises. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: