A Cunard Line destacou-se na carreira Inglaterra - Estados Unidos com a introdução, em 1907, dos famosos transatlânticos LUSITANIA e MAURETANIA, que, com as suas quatro chaminés e perfis icónicos, conquistaram a Flamula Azul, tornando-se os navios de passageiros mais rápidos do mundo, distinção que o MAURETANIA conservou até julho de 1929.
Sensível à concorrência da Cunard, a empresa rival White Star Line apostou numa filosofia diferente, preterindo a grande velocidade em favor do conforto e das dimensões dos navios futuros, decidindo encomendar os maiores paquetes do mundo.
Assim, a 17 de setembro de 1908, a White Star encomendou ao estaleiro Harland & Wolff, parceiro de longa data, a construção de dois navios para a linha de Nova Iorque, o OLYMPIC e o TITANIC, que entraram ao serviço em 1911 e 1912.
O TITANIC, que se pode ver na fotografia, na carreira de construção do estaleiro de Belfast, provavelmente em 1911, antes de ser lançado à água a 31 de maio de 1911, ficou tristemente célebre pelo seu naufrágio dramático, a 15 de abril de 1912, durante a viagem inaugural, de Southampton para Nova Iorque.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments:
Post a Comment