Friday, August 04, 2006

500 ANOS DA CIDADE DO FUNCHAL

Paquete FUNCHAL em Lisboa no passado dia 21 de Abril, no regresso de uma longa viagem à Austrália e India (Foto de L. M. Correia - 2006)
O Funchal comemora os 500 anos de elevação a cidade em Agosto de 2008 com iniciativas de cariz marcadamente marítimo.
Dos eventos pensados para assinalar esta importante efeméride, destacava-se uma viagem especial do paquete FUNCHAL repetindo o itinerário original do navio na carreira da Madeira e Açores, para a qual foi construído na Dinamarca em 1961, e que assegurou regularmente até 1972. Afinal parece não ter havido condições para concretizar esta viagem.
Último sobrevivente da famosa frota de paquetes portugueses dos anos sessenta, que há 40 anos contava com 26 navios em actividade, o FUNCHAL continua de boa saúde e recomenda-se. É actualmente o mais antigo navio de cruzeiros do mundo que nunca mudou de nome e tem bandeira portuguesa. A sua existência bem sucedida deve-se ao armador grego George Potamianos, que está ligado profissionalmente ao navio desde 1976 e o adquiriu em 1985. Este grego grande amigo de Portugal é um especialista em navios de passageiros clássicos e tem investido somas significativas na renovação técnica do nosso FUNCHAL, conseguindo assim prolongar a sua vida útil o mais possível, sem estragar o navio.
REGATA DE GRANDES VELEIROS
Outro evento inédito nos 500 anos da história do porto da cidade do Funchal será um Festival do Mar cuja atracção principal vai ser uma regata de grandes veleiros. Com data marcada para Setembro de 2008, esta regata vai juntar alguns dos mais emblemáticos navios de vela do mundo, como a nossa SAGRES, numa regata com partida de Falmouth, Inglaterra, rumo a Ilhavo e ao Funchal e está a ser organizada pela Tall Ships International Limited com o apoio das Câmaras Municipais de Ilhavo e do Funchal. As datas provisórias anunciadas em Lisboa a bordo da SAGRES em 22 de Julho último apontam para a presença da frota de veleiros participantes em Falmouth de 3 a 6 de Setembro de 2008, em Ilhavo de 14 a 17 do mesmo mês e no Funchal de 25 a 28 de Setembro de 2008.
O Funchal foi a primeira cidade portuguesa da era dos Descobrimentos, tendo a sua elevação sido decretada pelo Rei D. Manuel I em Agosto de 1508. Com uma história marítima muito rica, a cidade e o seu porto vivem actualmente um período de prosperidade evidenciado num cosmopolitismo crescente, aliando as belezas naturais únicas a uma boa imagem urbana e social. No Funchal actual concilia-se a modernidade com a história e o mar português de sempre. É actualmente o porto português com mais movimento de navios de cruzeiros, tendo ultrapassado Lisboa em 2005.
Palavras e imagens de Luís Miguel Correia - 2006

2 comments:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Se não se efectuar será uma pena, pois teria uma carga simbólica muito grande. Mas o FUNCHAL raramente navega agora para a Madeira e ainda menos para os Açores, por falta de interesse dos nossos passageiros cruzeiristas. E nas Ilhas toda a vida ouvi dizer mal do FUNCHAL, a maior parte das vezes sem fundamento real.
Em especial na Madeira, a má lingua local sempre se aprimorou contra o FUNCHAL e a Insulana.
Em miudo, ficava louco com os dislates que lia na imprensa local mais mal dizente, era um pequeno semanário assinado lá em casa, julgo que se chamava Diário da Madeira, mas não tenho a certeza. Era uma folha de couve especializada em "bilhardice".

LMC

LUIS MIGUEL CORREIA said...

INSULANo,

É a palavra que melhor define a referida publicação... Lembro-me de ficar indignado por só saberem dizer mal da Insulana e do FUNCHAL, isto a propósito dos problemas técnicos com as caldeiras que em 1972 acabaram por motivar a substituição do aparelho propulsor e a retirada do navio da linha da Madeira... Nunca mais tiveram um paquete com a qualidade do FUNCHAL...

LMC