Showing posts with label GALP LISBOA (Gas Tanker). Show all posts
Showing posts with label GALP LISBOA (Gas Tanker). Show all posts

Monday, August 09, 2010

GALP LISBOA (1984-2009)


Navio-tanque de LPG português GALP LISBOA fotografado no Tejo frente a Cabo Ruivo, onde o navio costumava carregar, no local onde actualmente existe o bairro da EXPO 98.
O GALP LISBOA foi o terceiro de quatro navios transportadores de gás que integraram a frota da Sacor Marítima. O navio foi vendido o ano passado ao estrangeiro e substituído por navios estrangeiros afretados, de acordo com a política actual da GALP de não ter navios próprios. Trata-se de uma política contrária ao interesse nacional, para não dizermos mais...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, March 16, 2008

GALP LISBOA em Ponta Delgada em 2003



Imagens do navio de transporte de gás GALP LISBOA, da Sacor Marítima, em Ponta Delgada em Outubro de 2003.
Construído em Espanha, este navio foi comprado novo e chegou a Lisboa a 10 de Agosto de 1985, exactamente 40 anos depois de promulgado o Despacho 100...
A sua aquisição resultou dos esforços do então Administrador da Sacor Marítima Capitão da Marinha Mercante Arlindo Barbosa Henriques, um dos mais brilhantes oficiais de marinha mercante do século XX em Portugal. O Cte. Barbosa Henriques era firme partidária da compra de navios novos versus em segunda mão. Fez muita falta na companhia que perdeu o dinamismo de outros tempos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, March 28, 2007

GALP LISBOA em Viana



O navio-butaneiro GALP LISBOA está a sofrer uma reparação e docagem nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo desde o dia 1 de Março. O navio tem saída prevista de Viana a 2 de Abril.
O nosso Amigo Malheiro do Vale publicou no seu PILOT BOAT uma bela reportagem do navio a sair da doca seca. Vale a pena ir lá ver.
Único butaneiro português, o GALP LISBOA foi construído em Espanha em 1984 e comprado ao estaleiro pela Sacor Maritima, numa altura em que esta empresa renovava a frota depois de um período de manifesta indecisão relativamente a investimentos em navios. Infelizmente este quadro repete-se agora, com a frota actual reduzida a dois navios na fase final das suas vidas úteis e as restantes unidades abatidas entretanto.
Associada da Petrogal, a Sacor Marítima tem cargas próprias, não será por falta de recursos, com os lucros desmesurados da indústria petrolífera, que não investe em unidades novas que permitam autonomia no transporte marítimo de produtos petrolíferos (e porque não também, de ramas, apesar da má experiência com o defunto GALP FUNCHAL). À falta de navios próprios afreta cada vez mais unidades estrangeiras.
Um quadro triste visto numa perspectiva de política do MAR, de que tanto se fala actualmente em Portugal. E a alegada falta de competitividade dos navios portugueses não é desculpa. A competitividade não se cria por decreto. Cabe em muito às empresas criar o dinamismo que gera a competitividade. Pode registar os navios em terceiras bandeiras ou permanecer na Madeira. Qualquer dia não há gente especializada neste tipo de navios, e voltamos à situação dramática de inexistência de navios petroleiros em Portugal que se verificou durante a Segunda Guerra Mundial e tão grandes sacrifícios provocou. De facto somos um País de Marinheiros Cegos. Os Marinheiros não têm a culpa...
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia