Showing posts with label NORUEGA (Navio de investigação). Show all posts
Showing posts with label NORUEGA (Navio de investigação). Show all posts

Friday, February 28, 2014

Cais da Rocha 2014-02-27

Imagens do Cais da Rocha do Conde de Óbidos na tarde de 27 de Fevereiro de 2014, com o paquete AZORES a emprestar a sua imponência e elegância encenando um bulício de outrora quando os navios não sossegavam sempre numa ânsia de chegarem e partirem. 
O AZORES encontra-se a ultimar reparações preparativas para largar em Março para a Alemanha, entrando ao serviço da Portuscale Cruises. 
Dentro da doca de Alcântara, continua o NORUEGA, agora com o costado menos ferrugento mas a precisar de mão de mestre pintor para retoques ao nível da linha de água, e o PRINCIPE PERFEITO, regressado de Peniche onde foi docado.  
Novidade relativamente à anterior sessão de fotografias no mesmo local, é a presença do rebocador SVITZER SETÚBAL, que opera habitualmente no porto de Sines.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, February 13, 2014

Navio de investigação das pescas NORUEGA


Navio de investigação das pescas NORUEGA atracado à entrada da doca de Alcântara na tarde de 13 de Fevereiro de 2014, a precisar de retocar a pintura do casco. Este navio chegou a ter a sua substituição anunciada pelo actual Governo de Portugal, mas até agora tal não se concretizou.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, August 03, 2013

NORUEGA na Ponta da Rocha

Navio de investigação das pescas NORUEGA atracado ontem ao fim da tarde (1 de Agosto) na Ponta da Rocha, uma fotografia tirada da popa do FUNCHAL. Tal como este, o NORUEGA agonizou durante cerca de dois anos inactivo atracado ao porto de Lisboa, no Poço do Bispo mas o atraso na aquisição de um navio em segunda mão, mais recente obrigou à reactivação e reparação do NORUEGA, efectuada na Navalrocha há meses.
Pena que a tripulação do navio não esteja a fazer manutenção no que se refere à pintura do costado, que dentro de algum tempo estará igual à imagem que tinha antes de ser docado.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, March 17, 2013

NORUEGA registado em Lisboa

Depois de anos imobilizado no cais do Poço do Bispo, em Lisboa, o navio de investigação das pescas NORUEGA foi docado no estaleiro da NAVALROCHA e reparado por forma a voltar ao serviço, uma vez que não se concretizou a sua substituição, que chegou a ser anunciada pelo Governo.
O registo no porto de Aveiro deu lugar a novo registo em Lisboa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, December 21, 2012

NAVALROCHA cheia de navios

Há muito tempo que não se via o estaleiro naval do Porto de Lisboa, gerido pela Navalrocha, tão activo e cheio de navios. Até parece a Lisnave no Portugal dos Pequeninos nos bons tempos da indústria naval lusa... 
Na doca 1 os navios LAGOA e NORUEGA. Na doca 2 o PORTEL e o CIDADE DE AMARANTE. Atracado junto às docas o navio americano GEOEXPLORER e no antigo cais de aprestamento o navio de cruzeiros ISLAND SKY. Por cima de uma das muralhas, pode ver-se a lancha ESTALEIRO DA ROCHA, igualmente em reparação. Dá gosto tanta actividade, especialmente porque muitas o antigo estaleiro está vazio...





Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, December 15, 2012

Lisbon shipping

Ships in Lisbon on 14 May 2012, including the laid up cruise liner FUNCHAL, the fisheries research ship NORUEGA and the container ship CHRISTINA I, all three laid up at the time.



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, November 26, 2012

NORUEGA na NAVALROCHA

Navio de investigação das pescas NORUEGA atracado ao cais de aprestamento do estaleiro da Rocha, actual Navalrocha a 17 de Novembro de 2012 após anos imobilizado no Poço do Bispo. Foi considerado o abate deste navio e a sua substituição por um navio mais recente a adquirir em segunda mão na Noruega, que não se terá concretizado, tendo-se optado por reparar o NORUEGA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, March 08, 2012

HÁ FERRUGEM NO CAIS...

A desmaritimização imparável associada à presente crise económica tem feito com que um pouco por todo o lado se vejam navios imobilizados no Porto de Lisboa. 
Um dos residentes temporários à espera de destino é o navio de investigação das pescas NORUEGA, que permanece atracado há mais de um ano no Poço do Bispo, exactamente onde durante anos agonizou e se afundou o paquete PONTA DELGADA.
O NORUEGA parece que vai ser substituído por outro navio mais recente, a adquirir em segunda mão, mas entretanto, com a falta de recursos económicos e a lentidão da máquina governamental, nem se repara o NORUEGA nem se compra o seu substituto. E cuidado com os navios em segunda mão, que muitas vezes o barato sai caro, com as reparações adicionais...
O Estado chegou a ter três navios de investigação das pescas, o NORUEGA, o MESTRE COSTEIRO e o CAPRICÓRNIO, mas a frota está reduzida ao primeiro e este não deve navegar mais.
De todos os navios de investigação das pescas, claro, o caso mais vergonhoso está ligado ao RAIA, que estava em construção quando depois do 25 de Abril se avançou com as politicas activas de desmaritimização e os espanhóis acabaram por ficar com ele. Ainda navega e está baseado em Las Palmas...
Claro que os navios não duram eternamente, mas não deixa de ser triste assistir a toda esta decadência e desperdício de recursos...
O NORUEGA foi construído em Bergen, e acabado em Setembro de 1978, tendo sido adquirido por Portugal no âmbito da cooperação luso-norueguesa. Daí o aspecto físico deste pequeno navio simpático e enferrujado de linhas tipicamente escandinavas...








Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, August 16, 2011

NORUEGA mal tratado

O n/m NORUEGA é actualmente o nosso maior navio de investigação das pescas. Sendo o maior é um pequeno navio oferecido pela Noruega nos tempos do PREC. Sendo pequeno é o maior porque existe em Portugal um outro mais pequeno, o n/m ARQUIPÉLAGO, do Governo Regional dos Açores.

O NORUEGA é propriedade do Estado e tem vindo a ser operado pelos vários institutos e entidades a quem tem sido confiada a investigação das pescas no Portugal pós-1974. Ênfase nesta questão para lembrar que antes de 1974 era a Marinha que promovia a investigação na área das pescas, estando inclusive em construção em 1974 o navio de investigação RAIA que nunca seria acabado como tal, perdendo-se muito material científico destinado a esta unidade que nunca foi desencaixotado, num dos mais curiosos pormenores da desmaritimização que teve no seu início um vector importante nas acções do poder político para esvaziamento da acção da Marinha no Fomento Marítimo. A questão ainda hoje não é pacifica mas os resultados estão à vista para quem conseguir ser independente na análise das situações.
O NORUEGA chegou a ter dois companheiros de investigações piscícolas: o n/m MESTRE COSTEIRO e o n/m CAPRICÓRNIO, ambos já desaparecidos sem substituição. Ontem registámos estas imagens do já velhote NORUEGA atracado ao cais do Poço do Bispo, exactamente no local onde há oito anos se afundou com água aberta o paquete PONTA DELGADA. O NORUEGA parece maltratado, com a pintura a precisar de retoques profundos. Não me lembro de o ver assim. Mau prenúncio, ou apenas desmazelo da tripulação?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, June 21, 2009

NAVIOS EM LISBOA 2009-06-21


Cais Sul da Doca de Alcântara com o navio de investigação das pescas NORUEGA e o rebocador SÃO MIGUEL, da Administração dos Portos de São Miguel e Santa Maria.
Construído no Lobito, Angola, o SÃO MIGUEL terminou uma grande reparação no estaleiro NAVALROCHA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, April 28, 2009

ONDE ANDA O NORUEGA?




Perguntou há dias o nosso Amigo Cap Créus onde andava o navio de investigação das pescas NORUEGA. Pois em sua honra aqui ficam estas imagens tiradas na manhã de 27-04-2009, com o NORUEGA a entrar a doca de Alcântara vindo do Olho de Boi onde esteve atracado durante o fim de semana. Aparentemente o NORUEGA está bem e recomenda-se...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia