Os rebocadores CABO GIRÃO e PONTA DO GARAJAU foram vendidos pelo Porto do Funchal (APRAM) para Angola e deverão passar a operar em Cabinda. Construídos na Figueira da Foz pelos Estaleiros Navais do Mondego em 1963, estes rebocadores prestaram muitos serviços em águas madeirenses durante mais de quarenta anos, tendo já sido substituídos por unidades novas, construídas em Espanha. Os rebocadores agora vendidos encontram-se no Funchal, mas devem navegar até Lisboa em breve, para reparação nos estaleiros Venamar e entrega aos angolanos.
Nota: a venda destas unidades a Angola que chegou a ser dada como firmada acabou por não se concretizar e os rebocadores foram vendidos pela APRAM à empresa LUTAMAR, de Setúbal, encontrando-se em serviço no Continente.
O CABO GIRÃO e o PONTA do GARAJAU tiveram um gémeo, construído em 1964 para o porto de Ponta Delgada, o CORPO SANTO, que foi afundado há cerca de três anos ao largo de São Miguel, depois de substituído por uma nova unidade.
Angola está também a negociar a compra do catamarã INDEPENDÊNCIA, com o objectivo de o utilizar numa ligação entre Luanda e Cabinda. Nota: A venda do INDEPENDÊNCIA a Angola, e depois a Cabo Verde também não se concretizou. Depois de uma longa imobilização no Funchal, o INDEPENDÊNCIA acabou por ser vendido em Dezembro de 2008 à empresa LUTAMAR, de Setúbal e chegou a Lisboa procedente do Funchal a 23-12-2008.
Notícia e imagens de Luís Miguel Correia - 2006
1 comment:
Os referidos rebocadores não foram para Cabinda mas sim para Setúbal.
Os rebocadores vendidos ao Porto de cambinda foram o "zarro" e "Empurra".
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