Com o desaparecimento triste do Loide Brasileiro, a marinha de comércio brasileira passou a ter participação no transporte regular internacional de carga contentorizada com a empresa Aliança Navegação e Logistica, do Rio de Janeiro.
Fundada no início da década de 50 pelo alemão Carl Fischer, a Aliança cresceu significativamente nos últimos anos, ligando o Brasil a todos os continentes.
Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg-Süd, empresa alemã fundada em 1871, que tem concretizado uma política agressiva de expansão nas ligações Norte - Sul, e comprado diversos outros operadores, o mais recente dos quais foi a companhia espanhola Ybarra. Em 2005 a Aliança facturou cerca de US$ 900 milhões em 2005, transportando 500 mil TEUs.
A empresa tem vindo regularmente a Lisboa ao longo de diversas épocas, mas este ano deixou de fazer escalas no Tejo, em conjunto com a Hamburg Sud. As fotografias representam alguns navios da frota actual da Aliança. As três primeiras apresentam os navios ALIANÇA MARACANÃ, ALIANÇA COPACABANA e FLAMENGO. Foram obtidas no porto de Santos e enviadas por Laire Giraud, a quem agradeçemos. A última imagem mostra o ALIANÇA BRASIL a sair a barra do Tejo no Verão de 2006 (Foto de Luís Miguel Correia)
No comments:
Post a Comment