Friday, December 15, 2006

Recordar o INFANTE DOM HENRIQUE

O paquete INFANTE DOM HENRIQUE foi o maior navio de passageiros português. Quando da sua construção, em 1959-1961, houve a preocupação de decorar os interiores recorrendo aos melhores artistas nacionais da época, de que resultou um navio moderno e muito atraente.

The passenger liner INFANTE DOM HENRIQUE was the largest of the Portuguese passenger ships. When she was built in 1959-1961, the Companhia Colonial de Navegação provided modern trend setting interiors decorated by the best contemporary artists.

Paineis de Manuel Lapa na entrada da capela do Infante Dom Henrique alusivas à Ínclita Geração (destruídos em 2004 na China) Mural paintings by Manuel Lapa at the INFANTE chapel hall (destroyed in China 2004)

Composição representando a Santíssima Trindade, segundo uma interpretação coeva do Infante. Pintura mural de Manuel Lapa, destruída na China em 2004

Mural painting by Manuel Lapa at the entrance of the ship's chapel, depicting the Holy Trinity as seen in the 15th century. Destroyed at the scrapyard in Chine (2004)
Capela do paquete INFANTE DOM HENRIQUE, que se manteve sem alterações dignas de nota até à demolição do navio na China em 2004

The chapel aboard the INFANTE DOM HENRIQUE. This chapel was preserved on the ship up to the end in China in 2004

Cerâmicas do vestíbulo da classe turística

Tourist class hall ceramics

2 comments:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Olá,
Seja bem aparecido..., não sei que problema terá o modelo do FUNCHAL do MM... Mas por lá é costume reparar e restaurar o que se vai degradando. O nosso Museu de Marinha de Lisboa está entre os melhores do Mundo...

LMC

Rogério Guerra Santos said...

Tropecei no seu blog a durante pesquisa que esta a fazer sobre outros assuntos. Aproveito para o cumprimentar e dizer que o "Infante" foi a minha casa durante 3 anos (67-70). Fiz o curso de E. Náutica em 65-67 e embarquei como Comissário logo em Julho 67. Recordo sem saudades mas com alguma melancolia.
Abraço
R. Guerra Santos