O novo porta-contentores CORVO, quinto do nome a integrar a frota do armador Mutalista Açoreana de Transportes Marítimos, S.A., de Ponta Delgada e construção nº 210 dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, já navega.
O navio deixou ontem, 21 de Junho de 2007, o cais de aprestamento em Viana e saiu a barra do rio Lima pela primeira vez, para dar início às provas de mar contratuais, tendo tudo decorrido bem. Nas provas de velocidade efectuadas ao largo de Viana do Castelo, o CORVO obteve , com 80% da potência 16.55 nós e com a potência elevada a 100%, 17.10 nós.
O CORVO regressou hoje 22-06, pelas 07h30 ao estaleiro, para continuar os trabalhos de aprestamento.
A entrega ao armador está prevista para o próximo mês de Julho, por forma a que possa sair de Lisboa na viagem inaugural aos Açores no dia 20-07-2007.
Por privilégio especial tenho acompanhado a construção do navio em Viana, desde a pré-fabricação dos muitos componentes em aço, passando pela sua colocação na doca de construção, baptismo e benção, ocorrido dia 18 de Maio, e agora as provas de mar.
Ontem vivi um conjunto de sensações gratificantes: o arranque da máquina principal ao amanhecer, qual coração a ganhar vida, a saída do cais do estaleiro e a manobra de largada, enfim o CORVO a passar a barra do Lima pela primeira vez e a registar os primeiros balanços.
Desejamos muitos parabéns e felicidades a todas as entidades e indivíduos envolvidos na construção do novo CORVO, desde o Armador e o Estaleiro, à equipa técnica da Mutualista Açoreana e a todas as pessoas de boa vontade envolvidas, sem esquecer a jovem Madrinha, Drª. Tatiana Bensaude, que desde 18 de Maio último tem o que se pode chamar um afilhado de peso.
Que lindo ia o CORVO ontem quando se fez ao mar... Aqui deixo algumas das 90 imagens que registei.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia
7 comments:
As fotografias aqui costumam ser de uma excepcional beleza. Mas estas, carregadas de emoção, com as nuvens e os reflexos das cores na água, não são deste mundo.
Parabéns!...
Obrigado, Raquel
O navio ajudou pela sua beleza irrequieta a querer saborear o MAR pela primeira vez...
Navio moderno para a frota nacional, até que enfim!
Bonitas fotos de um bonito navio construído em Portugal para um armador português.
Curioso os dois propulsores à proa.
Espero estar em Lisboa em Julho para ver e fotografar o novo Corvo.
Rafael,
No que toca às linhas para a Madeira e Açores, os armadores têm feito alguns investimentos em navios ao longo dos anos, caso da Mutualista Açoreana, que construiu o AÇOR B e agora este CORVO, ou a Transinsular que nos anos noventa construiu 4 porta-contentores novos, dois dos quais em Portugal.
Parabéns pelas fotos. De vez em quando ainda há boas notícias no panorama nacional.
Em contrapartida, do que se pode ver dos patrulhas oceânicos para a Marinha, parece-me bem que os progressos na sua construção têm sido diminutos.
Ainda me lembro das viagens que fiz no outro Corvo. Lx - Ponta Delgada.
Boas fotos
Post a Comment