O NRP "Álvares Cabral" integra a STANDING NATO MARITIME GROUP ONE (SNMG1) no período de 27 de Julho a 5 de Outubro de 2007, estando atribuído à NATO RESPONSE FORCE 9 (NRF9) até 10 de Janeiro de 2008 a fim de dar cumprimento aos compromissos internacionais assumidos.
A integração do navio ocorreu no dia 27 de Julho no porto de Rota, em Espanha, sendo a Força Naval constituída pelos navios americano Normandy (navio chefe), holandês HMNS Evertsen, alemão FGG Sperssart, canadiano HMCS Toronto e o dinamarquês Olfert Fisher.
A participação nesta missão envolve a Fragata "Álvares Cabral" em operações de controlo do mar, as quais revelam-se especialmente úteis no controlo de acções ilícitas (contrabando, emigração ilegal, tráfico de estupefacientes ou armas); em operações de segurança em ambientes de crise; de treino, nomeadamente luta anti-submarina, anti-aérea e anti-superfície, interagindo com as Forças Armadas de alguns países nas áreas de trânsito; e também de apoio à política externa.
Esta missão conjunta visa aumentar a capacidade da Aliança para conduzir e apoiar operações expedicionárias multinacionais conjuntas fora do Atlântico Norte, praticar a coordenação militar entre as capacidades da NATO e outros parceiros com quem esta possa vir a cooperar, permitindo o desenvolvimento de uma Recognized Maritime Picture em áreas onde os navios poderão observar padrões de tráfico marítimo fora dos modelos identificados.
O navio saiu da Base Naval de Lisboa no dia 26 de Julho, durante a missão praticará vários portos, destacando-se o porto de Luanda e o de Maputo.
O NRP "Álvares Cabral" é comandado pelo Capitão-de-mar-e-guerra Sousa Pereira, com uma guarnição de 196 militares, constituída por 28 oficiais, 47 sargentos e 121 praças.
NATO Maritime Group - Africa 2007 |
No comments:
Post a Comment