A encomenda do navio de passageiros previsto no Despacho 100 para a linha do Brasil, atribuído à Companhia Colonial de Navegação foi concretizada a 9 de Agosto de 1949, com a assinatura, pela CCN e o estaleiro belga Société Anonyme John Cockerill, do contrato de construção do paquete VERA CRUZ.
De concepção muito avançada para a época, o VERA CRUZ foi o primeiro verdadeiro grande paquete português, pois todos os navios de passageiros anteriores, excepto o SERPA PINTO, eram unidades mistas de passageiros e carga. Pelas suas dimensões e características, o VERA CRUZ era um grande paquete de prestígio, cuja imponência e elegância representava condignamente Portugal em qualquer porto do mundo.
Com 21.765 toneladas de arqueação bruta, 185,75 m de comprimento, 23 m de boca e 15,8 m de pontal, o navio estava equipado com 2 grupos de turbinas a vapor Parsons, desenvolvendo a potência de 25.500 SHP e atingindo a velocidade máxima de 23 nós. O VERA CRUZ dispunha de alojamento para 1.242 passageiros instalados em 289 camarotes, distribuídos por três classes: 148 passageiros em 1ª classe, 250 em 2ª classe e 844 na 3ª classe. Tinha 350 tripulantes, dos quais 38 oficiais. Custou 408.000 contos em 1952, cerca de 2 milhões de Euros, mas se fosse construído agora custaria qualquer coisa como 300 milhões de euros.
As imagens que apresentamos do navio são o primeiro postal publicado pela CCN, com o VERA CRUZ ainda em construção, tendo sido utilizada uma fotografia de um modelo do paquete, e uma foto do VERA CRUZ feita no Funchal pela Foto Figueiras, em Abril de 1952, durante a viagem inaugural do navio. Brevemente voltaremos a falar do VERA CRUZ...
Text copyright L.M.Correia. Images from the LMC colection. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Com 21.765 toneladas de arqueação bruta, 185,75 m de comprimento, 23 m de boca e 15,8 m de pontal, o navio estava equipado com 2 grupos de turbinas a vapor Parsons, desenvolvendo a potência de 25.500 SHP e atingindo a velocidade máxima de 23 nós. O VERA CRUZ dispunha de alojamento para 1.242 passageiros instalados em 289 camarotes, distribuídos por três classes: 148 passageiros em 1ª classe, 250 em 2ª classe e 844 na 3ª classe. Tinha 350 tripulantes, dos quais 38 oficiais. Custou 408.000 contos em 1952, cerca de 2 milhões de Euros, mas se fosse construído agora custaria qualquer coisa como 300 milhões de euros.
As imagens que apresentamos do navio são o primeiro postal publicado pela CCN, com o VERA CRUZ ainda em construção, tendo sido utilizada uma fotografia de um modelo do paquete, e uma foto do VERA CRUZ feita no Funchal pela Foto Figueiras, em Abril de 1952, durante a viagem inaugural do navio. Brevemente voltaremos a falar do VERA CRUZ...
Text copyright L.M.Correia. Images from the LMC colection. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
6 comments:
Tenho dois amigos meus, gémeos que no BI têm escrito (ou tinham quando andávamos no liceu): "nascido a bordo do paquete português Vera Cruz"
Um boleto por favor, e Bom Ano.
Incrível!!!
Nada de especial...um dos meus BI antigos (capa azul) dizia algo semelhante "nascido a bordo do paquete português Império" :), hoje na naturalidade tem "----" e nas observações "nascido a bordo"...mas há por aí mais na mesma situação; no Império, que eu saiba, nasceram pelo menos 6 pessoas.
Sr. António,
Se quiser é só requerer à Conservatória dos Registos Centrais que reponha o que constava no início.
QUERER É PODER!!!
O IMPÉRIO era um paquete lindo, navegou de 1948 a 1974.
Pois meus amigos.....eu chamo-me Vera e nasci no paquete Vera Cruz em 29/08/1961.
A naturalidade no BI tem "----" e nas observações diz "nascida a bordo".
Ainda tenho o Jornal do Vera Cruz do dia 30/08/1961 que menciona o meu nascimento.
Vera:
Já existe no Facebook "Nasci num barco/born in a boat" criado para reunir todos os nascidos a bordo; para já estamos dois, ambos nascidos no Império.
Vá até lá e adira :)
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