Wednesday, December 14, 2016

CARGUEIROS ROÇADAS e SERPA PINTO


Uma das minhas primeiras fotografias de navios, tirada em Janeiro de 1975: os navios gémeos SERPA PINTO e ROÇADAS na Doca de Alcântara.
A CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, S.A.R.L. foi constituída a 4 de Fevereiro de 1974 por fusão da Companhia Colonial de Navegação com a Empresa Insulana de Navegação e os navis gémeos ROÇADAS e SERPA PINTO pertenciam à Insulana. A introdução das cores da CTM em todas as unidades da frota foi sendo feita gradualmente a partir de Julho de 1974, primeiro com a pintura do LOBITO, no estaleiro da Rocha da Lisnave, e à data da fotografia o SERPA PINTO apenas tinha a chaminé pintada com as cores novas, mantendo o casco cinzento, enquanto o ROÇADAS, atracado ao cais Norte da doca, já apresentava o casco azul escuro... De realçar ainda o rebocador MUTELA, da CTM.
Comecei a fotografar os navios e o ambiente marítimo nas docas de Lisboa em 1970, mas só em Fevereiro de 1975 tive uma máquina fotografica digna desse título, uma Olympus, embora antes dessa fase utilizasse outras máquinas básicas, com filme 120 mm, caso da imagem apresentada acima.
Imagem publicada no BNM inicialmente em 2008, agora republicada com texto revisto.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

CAP CRÉUS said...

Belos tempos em que ia esperar o meu Pai à Rocha Conde de Óbidos.
Estes sim, eram navio cheios de charme.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Eram especialmente porque gostavamos muito dos nossos navios. A verdade é que as cores da CTM eram muito feias. O FUNCHAL com a chaminé da CTM parecia que tinha vestidas as calças de um palhaço...

CAP CRÉUS said...

Nunca me lembraria de tal coisa ao olhar para o Funchal :-)
Por acaso, gostava das cores da CTM, talvez por aquilo que representava para mim, não sei.
Lmebro-me que a minha irmã tiha um Navio favorito que era o Ponta Garça e eu tinha como eleito o Ribeira Grande. Isto sem contar com o meu sempre eterno Ponta Delgada, pois foi onde andei mais tempo.
Abraço