Sunday, January 06, 2008

PONTA DELGADA DESMANTELADO NO TEJO



O antigo navio de passageiros português PONTA DELGADA, construído em Lisboa para a Empresa Insulana de Navegação em 1961 e que se encontra imobilizado em Lisboa desde Dezembro de 1988 e afundado no cais do Poço do Bispo desde 2001, está a ser desmantelado finalmente desde Dezembro. A chaminé, o mastro e o pavimento superior foram já removidos, bem como a baleeira que ainda se encontrava a bordo.
A longa agonia do PONTA DELGADA deveu-se à falência do ultimo armador do navio, a COMTRAMAR, e à extrema morosidade da justiça portuguesa no processo da falência. O navio degradou-se com os anos, abandonado em Lisboa onde foi sendo despojado de todos os objectos de algum valor até que em Junho de 2001 abriu uma via de água e se afundou.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

8 comments:

CAP CRÉUS said...

Obrigado por tranmitir esta triste noticia.
Aliás, trsite não, pois mais vale desaparecer de vez, do que estar ali em agonia.
Mais um pedaço da minha infãncia que se vai.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Cap Creus,

De facto a vida do Ponta Delgada está a chegar ao fim. Trouxe do local um pequeno pedaço de "sucata" do navio, como recordação...

CAP CRÉUS said...

Também me lembrei de passar por lá, será que ainda vou a tempo?
Estou triste, mesmo muito triste com o seu fim!
Fico com as fotos, com os filmes e as minhas memórias!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Cap créus,

O processo de desmantelamento do PONTA DELGADA está para durar. O ideal é passar lá na maré baixa...

Fernando Cunha said...

Tantas e tantas viagens neste navio, que guardo na memória...
A rota S.Jorge - Graciosa - Terceira, era a que mais fazia.
Alguém se lembra do Comandante Fraga, do Sr.João do bar "lá de cima"? O recheio do navio, terá apodrecido também, ou estará guardado? Penso que havia um painel na sala de jantar, mas posso estar enganado...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sr. Fernando Cunha,

O painel em madeira existente na sala de jantar da classe turística foi retirado do navio em 1988 antes da viagem a Moçambique. A última vez que o vi decorava o gabinete do então Presidente do Conselho de Administração da COMTRAMAR, Sr. Rui Cóias, num escritória na rua D. Luís, em Lisboa. Calculo que tenha sido preservado e sobrevivido à falência desta empresa. O resto foi-se perdendo, provavelmente com os inumeros actos de vandalismo e pilhagem que antecederam o afundamento no Tejo. Foi tudo roubado.

Fernando Cunha said...

Sr.Luís Miguel Correia, obrigado pela informação referente ao dito painel, que me lembro de existir, mas cuja localização exata na sala de jantar, já não consigo fazer.
Desculpe a minhas perguntas sobre o "Ponta Delgada", penso que havia por baixo da ponte de comando uma placa em cobre com dados do navio.
Estarei enganado? Só agora me dou conta como as minhas recordações são já algo confusas.Algém terá fotografias do interior do navio?
Há entrada havia um posto de turismo, que nunca vi funcionar...
Muito obrigado, e desculpe por tomar o seu tempo.

Fernando Cunha said...

O "Ponta Delgada" foi uma vez substituido por um navio grego, bastante maior, que se chamava "Aquileus IV", se não estou em erro.
Desculpe se o meu comentário "foge" um pouco ao tema.