Sunday, February 24, 2008

Bacalhoeiro CAPITÃO FERREIRA




Já aqui temos falado do estado do antigo navio bacalhoeiro CAPITÃO FERREIRA, cujos destroços se encontram no Talaminho. Um navio histórico privado da sua dignidade. Num País com gente com interesse e respeito pelo Mar, este navio não teria tido este fim.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

CAP CRÉUS said...

Dá-me um misto de raiva e de pena!
Como é que é possivel?
Só nós, mesmo!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

É possível, basta ninguém querer saber do Mar para nada a nível de grandes decisões.
Outras épocas houve em que figuras de primeiro nível tinham um apreço especial pelo Mar e pelos Navios. Mas tudo isso é passado. A nossa actual elite é profundamente ignorante em termos navais e marítimos, e já dizia o Eça, a ignorância é atrevida, e, acrescento eu, bronca...

A VER NAVIOS said...

Amigo LMC:
Perdoou-me este meu comentário.
Nunca consegui ser hipócrita. Muitas vezes perdi por ser assim. O que me vai no coração e na alma, sai-me pela boca fora.
Sabe bem a afectividade e amor que tenho por este navio.
Já chega de tanta tortura e de ver tanta miséria.
Agora não é para si, mas para as autoridades deste país.
Destruam o "Capitão Ferreira" imediatamente, que deve estar num sofrimento agonizante profundo a saber que não tem salvação, depois de uma vida gloriosa e da maior dignidade ao serviço da nação .
Eutanásia já e agora, para que ele não sofra mais e para que as pessoas intimamente ligadas a ele durante uma vida de mais de meio século não vejam estas imagens horripilantes.
Este navio fez parte da vida do meu avô que o estreou e comandou, do meu pai que foi seu imediato, o comandou e transformou para navio redes de emalhar com lanchas e de mim que por lá passei a minha meninice e juventude.
Cada vez que olho para isto, sinceramente, as lágrimas correm pelos olhos abaixo.
Cortem-no e vendam a madeira para a lenha das lareiras, que pelo menos poderá aquecer alguns lares durante o Inverno.
Sou capaz de ir propositadamente ao Talaminho comprar madeira do navio que puder transportar na mala do meio carro.
Se alguém quiser, sou capaz de desenhar o arranjo geral desta preciosidade.
Não sou capaz de dizer mais.
Bem haja LMC, por mais uma vez publicar mais uma vez estas estas fotografias.
No dia 11 de Setembro de 2005 eu e o meu irmão fomos propositadamente de Ílhavo ao Talaminho para tirar fotografias ao navio, que as guardamos religiosamente.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caro "A VER NAVIOS",

Não tendo uma ligação pessoal tão próxima ao CAPITÃO FERREIRA como o meu ilustre Amigo, ainda conheci o navio a operar e admirei a beleza e harmonia das suas linhas.
Estas imagens são um testemunho do fim de um pequeno grande navio e um tributo às tradições marítimas que navios como este e Marinheiros como o meu Amigo representam.
As imagens do navio são aqui divulgadas num apelo à dignidade que todos os nossos navios merecem;
Que o seu exemplo de Marinheiro e Homem do Mar possa ter continuidade... Um abraço do

LMC