Thursday, June 19, 2008

Chaminés escandinavas em Lisboa



Os escandinavos sempre apresentaram um design cuidadoso e original no que se refere às suas companhias de navegação e frotas de comércio. Esta manhã cruzaram-se no Tejo um navio de origem sueca e outro de linhagem norueguesa, com chaminés muito bonitas e tradicionais, apesar de ambos terem registos de conveniência.
O BALMORAL, da Fred. Olsen, com a inconfundível bandeira na chaminé e o nome começado por "B" como é tradição desde há muitos anos; apenas a bandeira da Noruega deu lugar à das Bahamas.
O THEBELAND ém um navio de origem sueca. O nome esteve muitos anos associado à frota da Swedish Orient Line, do Grupo Brostroms enquanto a chaminé era partilhada pelas companhias Swedish American Line e Swedish East Asia, também do grupo Brostroms.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

paulorenato said...

Que nostalgia ao ver esta chamine Sueca,lembra-me os navios da S A L principalmente o meu paquete preferido o KUNGSHOLM/1966.Bonitas fotos.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

O KUNGSHOLM de 1966 era de facto muito bonito. Perdeu parcialmente a harmonia original com as alterações feitas quando se passou a chamar SEA PRINCESS depois de comprado pela P&O. Ainda navega com o nome MONA LISA

paulorenato said...

Nunca mais me esqueci do dia em que comprei a minha Revista de Marinha creio que em 1981 onde vinha as fotos do crime que fizeram com o KUNGSHOLM.Ainda hoje guardo um pequeno modelo do navio que me foi oferecido por alguem da tripulacao nos anos 70.Jah fui ate ah cidade de Quebec 8 horas de viagem para o voltar a ver como MONA LISA.