Thursday, July 10, 2008

ARTE NOS MARES DOS AÇORES

Na nossa última passagem pelos Açores conhecemos o Nuno Sá, um excelente fotógrafo apaixonado pelo Mar e os seus diversos habitantes. Vale a pena ver as imagens do Nuno no site www.photonunosa.com.
A fotografia que apresentamos mostra uma descida ao cargueiro Liberiano DORI, naufragado em 1964 na costa de São Miguel.
Texto de L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Luis Filipe Morazzo said...

No dia invernoso de 16-1-64, o liberty ship “Dory”, de bandeira liberiana (Não Nigeriana como foi apontado), saído de Emden com destino a New Orleans, com um carregamento de chapas de aço, demandou o porto de Ponta Delgada, com água aberta e já em más condições de navegabilidade, solicitou autorização à Capitania para ali fundear. O capitão do porto, com justificados receios, em função da quantidade de água que o navio já tinha dentro, não autorizou o fundeamento, ordenando no entanto que o “Dori” ancorasse a nascente de Ponta Delgada, a cerca de 2 milhas, em frente à praia de S. Miguel.
Poucas horas depois de ali fundear, o grande navio desaparecia nas águas, perante o espanto de todos aqueles que assistiram ao desaparecimento para sempre, daquela grande massa de ferro.
Actualmente, este casco constitui sem dúvida, um dos melhores “Dive Sites” em águas portuguesas. Tal facto deriva do casco, além de ser imenso (200m), encontrar-se ainda em muito boas condições, ligeiramente adornado 45º e pousado sobre uma areia que reflecte a luz do sol e que empresta a todo este conjunto uma luminosidade excelente.
A juntar a tudo isto, temos a famosa limpidez das águas Açorianas onde o navio se encontra somente a 27 metros de profundidade.

Saudações marinheiras

Luis Filpe Morazzo

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Olá Luís Filipe,

Também me pareceu pouco provável que o infeliz cargueiro fosse nigeriano...De facto era norte americano, propriedade da empresa Standard Marine Ltd., de Nova Iorque e estava registado na Libéria por conveniências diversas...