Monday, August 18, 2008

SHOTA RUSTAVELI in Lisbon (1983)


The Soviet cruise and passenger liner SHOTA RUSTAVELI of 1968 photographed berthed in 1983 at the Rocha Cruise Terminal, Lisbon with the tug ÁLA at her bow.
The Soviet Union passenger ship fleet was the largest in the world by the late 1970s and early 1980s. By then ships were used on regular service worldwide as well on popular charter cruises mostly operated by western operators, acting as Soviet Propaganda and hard western currency earners. By 1983 when this picture was taken, the URSS ships were by far the more current visitor cruise ships in Lisbon.
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4 comments:

paulorenato said...

Eram muito bonitos estes navios,e ficavam bem tambem com o casco preto.Realmente nos principios de 80 eram praticamente os unicos navios de turismo que visitavam P.Delgada,alem deles apenas o CAMBERRA e um ou outro navio alemao ou grego, passavam por lah.Tambem muitas vezes eram tipo navios fantasma pois enquanto estavam atracados a P. delgada nao se via viva alma a bordo,e so quando o navio passava o farol do porto de saida e que se viam pessoas a bordo.Um bom exemplo disso foi o FEDOR SHALYAPIN,que se dissia trazia tropas cubanas,e que escalava aquele porto nestas circunstacias.Lembro-me de uma vez em que um destes gemeos atracou em simultaneo com o antigo ORIANA o tal navios sem mastros ou quase,e em que o ingles estava cheio de vida e o russo era mesmo um navio fantasma sem ninguem ah vista!!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Os Soviéticos chegaram a transportar de facto tropas cubanas entre Havana e Luanda, mas faziam escala em Tenerife para abastecimento de combustível. Nesta actividade foram usados os gémeos FEDOR SHALYAPIN e LEONID SOBINOV, que eram originalmente da Cunard com os nomes IVERNIA / FRANCONIA e SAXONIA / CARMANIA, tendo sido comprados em 1973. Não me admirava que tenham também passado pelos Açores nalgumas dessas viagens.
No transporte de tropas para Angola foram também muito usados os paquetes cubanos XX ANIVERSÁRIO e VIETNAME HERÓICO, que até 1973 eram holandeses (KNSM) e se chamavam ORANGE NASSAU e PRINS DER NETHERLANDER, sendo visitantes assíduos de Ponta Delgada.

joão coelho said...

Caro LMC

Sempre a aprender neste blogue! Não sabia que os dois holandeses tinham ido parar a Cuba..de facto a "vida" dos navios tem que se lhe diga.
Sobre navios russos e cubanos recordo que, russo, antes do 25 de Abril, só vi um, em S.Miguel, no decorrer do Ano Geofisico Internacional - em 57 ou 58 - quando um veleiro da URSS esteve 2 ou 3 dias em P.Delgada. Andavam em trabalhos de oceanografia e a sua presença tornou-se a grande noticia desses dias. Os tripulantes não podiam desembarcar, mas íamos nós até à Doca ver aqueles "bichos", os terríveis comunistas..que, entretanto, traziam uma grande novidade; tinham uma mulher a bordo, fardada!
Mesmo com as restrições da época, acabava por se verificar algum intercâmbio entre uns e outros e recordo os estranhos cigarros russos que, em quase 2 terços do comprimento eram filtro..
Os cubanos começaram a aparecer nos anos 60, com alguns navios das "Lineas Mambisas" (creio que era esta a designação da companhia) que transportavam açúcar de Cuba para a URSS. Eram pequenos cargueiros, com palavras de ordem revolucionárias pintadas no casario, e com tripulação completamente diferente dos sorumbáticos russos...Os cubanos, que também não desembarcavam, faziam a festa a bordo, tocando música, e espalhada a noticia (e ouvido o som na Avenida Marginal) era ver o pessoal em passeio até à Doca para ouvir as belas salsas e rumbas, em directo e sem "play back"...
Anos mais tarde, soube que,clandestinamente, conseguiam passar para terra, papéis com discursos de Fidel de Castro..
Algum tempo depois deixaram de escalar Ponta Delgada..e acabou-se a música na Doca.

Saudações marinheiras

João Coelho

LUIS MIGUEL CORREIA said...

João Coelho:

Um outro navio que também foi parar a Cuba foi o CORVO (III), em 1986. Parece que ainda anda por lá...