Pormenor do vapor COLONIAL saindo de Lisboa a 17 de Junho de 1939 na segunda viagem do Presidente Carmona a África. Em 1938 tinha sido utilizado o paquete ANGOLA da companhia Nacional de Navegação.
O presidente Carmona tinha o hábito de utilizar navios de passageiros nas suas viagens de soberania pelo Império e Ilhas. Já o seu sucessor Craveiro Lopes preferiu sempre usar navios de guerra nas deslocações oficiais.
Américo Tomás retomaria a partir de 1962 o gosto pelas viagens oficiais e de soberania em navios de passageiros. Nessa condição utilizou os paquetes ANGRA DO HEROÍSMO, FUNCHAL, INFANTE DOM HENRIQUE e PRINCIPE PERFEITO. De referir também a viagem inaugural do SANTA MARIA, em que embarcou como ministro da marinha em viagem oficial ao Brasil, Uruguai e Argentina e a última viagem de Américo Tomás num navio de passageiros português, o PIRATA AZUL, que o transportou do Funchal para o Porto Santo a caminho do exílio em 1974.
Independentemente da leitura política da sua presidência (1958-1074), o almirante Tomás foi um grande marinheiro e excelente ministro da marinha. Os sectores do Mar nunca mais tiveram em Portugal um Governante com a mesma dedicação e capacidade de realização, e a sua doutrina devia ser estudada pelos actuais para diminuirem a ignorância nestas matérias de tão grande interesse nacional.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
O presidente Carmona tinha o hábito de utilizar navios de passageiros nas suas viagens de soberania pelo Império e Ilhas. Já o seu sucessor Craveiro Lopes preferiu sempre usar navios de guerra nas deslocações oficiais.
Américo Tomás retomaria a partir de 1962 o gosto pelas viagens oficiais e de soberania em navios de passageiros. Nessa condição utilizou os paquetes ANGRA DO HEROÍSMO, FUNCHAL, INFANTE DOM HENRIQUE e PRINCIPE PERFEITO. De referir também a viagem inaugural do SANTA MARIA, em que embarcou como ministro da marinha em viagem oficial ao Brasil, Uruguai e Argentina e a última viagem de Américo Tomás num navio de passageiros português, o PIRATA AZUL, que o transportou do Funchal para o Porto Santo a caminho do exílio em 1974.
Independentemente da leitura política da sua presidência (1958-1074), o almirante Tomás foi um grande marinheiro e excelente ministro da marinha. Os sectores do Mar nunca mais tiveram em Portugal um Governante com a mesma dedicação e capacidade de realização, e a sua doutrina devia ser estudada pelos actuais para diminuirem a ignorância nestas matérias de tão grande interesse nacional.
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1 comment:
Já de sim eram lindos, mas a preto e branco, o charme vem ao de cima, e é muito bom de ver!
Obrigado
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