Porta-contentores gémeos ATLANTIS e INSULANO atracados no Terminal de Santos da Transinsular no final dos anos 1980.
O ATLANTIS e o seu irmão fizeram parte das primeiras unidades modernas adquiridas ao estrangeiro pela Transinsular para substituição de tonelagem afretada e destinaram-se à carreira dos Açores.
O mercado cresceu e em poucos anos foram substituídos pelo LUSO e pelo segundo INSULANO, navios com maior capacidade.
O ATLANTIS passou então a fazer a linha de Cabo Verde e Guiné enquanto o INSULANO (I) foi vendido.
Como curiosidade posso acrescentar que o ATLANTIS era para se chamar ATLÂNTICO, mas como este nome não se encontrava disponível, a Administração da empresa optou pelo nome ATLANTIS. A ideia era recuperar os nomes dos antigos vapores da carreira dos Açores da Empresa Insulana de Navegação, cujos dois primeiros foram precisamente o ATLÂNTICO (1871-1877) e o INSULANO (I) (1872-1875). Posso acrescentar ainda que fui eu que sugeri estes nomes tradicionais, dado que na época trabalhava na Transinsular.
O ATLANTIS foi transformado em cimenteiro anos mais tarde e continua a integrar a frota da Transinsular. As suas gruas foram entretanto montadas no porta-contentores PONTA DO SOL.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
O ATLANTIS e o seu irmão fizeram parte das primeiras unidades modernas adquiridas ao estrangeiro pela Transinsular para substituição de tonelagem afretada e destinaram-se à carreira dos Açores.
O mercado cresceu e em poucos anos foram substituídos pelo LUSO e pelo segundo INSULANO, navios com maior capacidade.
O ATLANTIS passou então a fazer a linha de Cabo Verde e Guiné enquanto o INSULANO (I) foi vendido.
Como curiosidade posso acrescentar que o ATLANTIS era para se chamar ATLÂNTICO, mas como este nome não se encontrava disponível, a Administração da empresa optou pelo nome ATLANTIS. A ideia era recuperar os nomes dos antigos vapores da carreira dos Açores da Empresa Insulana de Navegação, cujos dois primeiros foram precisamente o ATLÂNTICO (1871-1877) e o INSULANO (I) (1872-1875). Posso acrescentar ainda que fui eu que sugeri estes nomes tradicionais, dado que na época trabalhava na Transinsular.
O ATLANTIS foi transformado em cimenteiro anos mais tarde e continua a integrar a frota da Transinsular. As suas gruas foram entretanto montadas no porta-contentores PONTA DO SOL.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment