Monday, December 15, 2008

O SANTA MARIA MANUELA e o Mar


A recuperação do antigo lugre bacalhoeiro SANTA MARIA MANUELA que vem sendo concretizada em Aveiro nos estaleiros da RIAMARINE por iniciativa da empresa PASCOAL merece ser classificada de exemplar e do maior interesse nacional.
Trata-se de um investimento privado com algum risco, da ordem dos 8 milhões de euros que está a preservar um navio histórico português cuja futura operação irá contribuir para manter vivas as nossas melhores tradições e ao mesmo tempo redescobrir o Mar Português.
Para além da boa impressão que nos causou observar os trabalhos a bordo do SANTA MARIA MANUELA, gostámos particularmente de partilhar do entusiasmo do Armador, Dr. Anibal Paião.
Destaque aqui para o papel do Armador, que conhece e gosta dos navios e do mar, cuja raridade em Portugal é uma das causas da nossa actual decadência no domínio dos negócios do mar.
Precisamos de armadores com A grande, que saibam o que fazem, dispostos a correr riscos e a avançar nas rotas do futuro.
Sempre se disse que Portugal é um País de Marinheiros e os marinheiros dizem na brincadeira que é precisamente por isso que não temos navios, pois Portugal tem de ser um País de Armadores. A recuperação do SMM é antes de mais trabalho de um Armador, a quem homenageamos publicamente, desejando felicidades e um bom retorno para os seus esforços.
Para acompanhar o SANTA MARIA MANUELA sugerimos a visita ao blogue do navio SMM aqui. E já agora podem visitar também o blogue do CREOULA, navio gémeo do SANTA MARIA MANUELA, que desde há 20 anos opera como navio de Treino de Mar.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

Anonymous said...

bem giro!!!

Anonymous said...

Os meus parabéns ao "bloguista" por nos dar conhecimento, de tanto interesse, sobre navios em geral e sobre o Creoula e o S.Maria Manuela em particular.
Transmita por favor ao Pascoal a minha admiração pelo esforço e só espero que o Estado não lhes dificulte o trabalho...nem lhes cobre impostos...
Um abraço
http://joao-carioca.blogspot.com/

Rui Amaro said...

O Manuela como era mais identificado está a ficar um primor e mais na sua nova actividade vai andar sempre alvinitente. Eu assistia em Leixões, muitas vezes ai por Agosto/Setembro na sus chegada de mais uma campamha, pano enfunado. carregadinho até mais não e mesmo com a pintura do costado degradada, devido ao arriar e içar dos doris naqueles mares do Fim do Mundo do Noroeste do Atlantico. era de uma beleza e imponência espectacular. É de louvar a boa idea da Casa Pascoal e outras entidades, a qual foi e é armador de outros lindos bacalhoeiros, entre os quais o lugre D. Deniz.
Para completar o trio dos Cisnes Brancos, é pena não aparecer outro mecenas que recuperasse o Argus(2) actual Polynesia. que parece ir ser vendido.
Rui Amaro (Blogue Navios à Vista)