Fragata MENDI da Marinha de Guerra da África do Sul fotografada em Cape Town a 15 de Janeiro de 2009 por Trevor Jones.
Esta nova fragata faz parte de uma nova geração de fragatas MEKO e faz-nos reparar que as nossas três VASCO DA GAMA estão quase a fazer 20 anos...
Texto de /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Esta nova fragata faz parte de uma nova geração de fragatas MEKO e faz-nos reparar que as nossas três VASCO DA GAMA estão quase a fazer 20 anos...
Texto de /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
6 comments:
Nunca visitei a África do Sul, embora la viva um irmão mais velho.
Mas, quero realçar a beleza da bela cidade de Cape Town que a imagem ilustra bem.
Quanto às fragatas, não me preocupo, mas o mesmo não posso escrever em relação aos novos patrulhas da armada portuguesa.
Os novos navios patrulha oceânicos da classe Viana do Castelo, do programa Relativo à Aquisição de Navios Destinados à Marinha Portuguesa (PRAN), permanecem, aparentemente abandonados e incompletos - nos estaleiros de Viana, e isto em finais de 2008. Mas, os nossos “Patrulhões” são navios praticamente desarmados, sem helicóptero embarcado e com capacidades marítimas muito restritas. Um fiasco iminente num contexto em que a Armada portuguesa se encaminha a médio prazo, apenas possuindo as três Meko e as duas fragatas ex-holandesas.
Farinha,
Há diversos problemas associados à construção dos dois navios NPOs em Viana do Castelo, que ainda não foram bem explicados oficialmente por nenhuma das partes envolvidas. Não tem havido grande transparência em todo este processo, certamente haverá razões de interesse nacional para essa atitude, provavelmente protegendo segredos militares envolvidos, embora receie que os segredos sejam afinal uma forma de escamotear uma forma própria de em Portugal se fazerem as coisas sempre da pior forma possível.
É de facto de lamentar o atraso no acabamento dos dois primeiros navios e na construção das restantes unidades que um dia irão compor esta classe que essencialmente se destina a substituir as Corvetas das classes JOÃO COUTINHO e BAPTISTA DE ANDRADE.
Além destes NPOs estão encomendados 2 NCPs (Navios de Combate à Poluição)que resultam de uma adaptação do projecto base dos NPOs. Vão ser construídos também 8 Patrulhas mais pequenos para substituir os CACINES, igualmente em Viana do Castelo. Está ainda programado um navio maior de transporte logístico que ainda não foi encomendado.
Além das Fragatas, vamos receber proximamente 2 submarinos modernos.Infelizmente para se ter sempre um submarino operacional são necessários 3 unidades e a terceira não vai vir.
Desde pequeno sempre fui um apaixonado por todo o tipo de navios. Tenho um carinho especial pelos navios de carga (navios de carga geral, porta-contentores, navios tanque, graneleiros, etc).
Cada vez mais em Portugal existem blogues relacionandos com o mar e os navios. E ainda bem! Para mim, uma vez que não vivo em Portugal, é um prazer todos os dias “navegar” por esses blogues em busca de notícias vindas do meu país. São uma maneira de matar saudades da minha terra, e uma forma de aprender com outros entusiastas de navios.
No entanto, admira-me o facto de a maioria dos blogues dedicar-se quase exclusivamente aos navios de passageiros, aos navios de guerra, aos navios de pesca, deixando um pouco no esquecimento os navios de carga. Porque será?
Isto recorda-me a Revista de Marinha da qual sou assinante desde 1987. Lembro-me que nos primeiros anos havia muitas notícias e muitas fotos de navios de carga. Mas, pouco a pouco, essas notícias foram desaparecendo, e hoje em dia são uma raridade.
Algo parecido passa com os blogues!
Enfim, espero que este meu comentário não ofenda ninguém. Sei que cada autor dos blogues tem o direito de publicar as fotos e os artigos que quer. E isso há que respeitar! Não quero de maneira nenhuma impor os meus gostos a outros entusiastas de navios. Apenas queria que os navios de carga fossem vistos como os outros tipos navios.
Em Portugal ainda existem mais navios de carga do que navios de passageiros ou de guerra!
Cumprimentos.
Caro Mar da Palha,
Lamento saber que estás ausente do Tejo. Exilado por razões económicas?
Eu também mas felizmente não para tão longe...
Também gosto muito de todos os tipos de navios, incluindo os de carga e prometo passar a publicar mais cargueiros com uma dedicação especial ao Amigo MAR DA PALHA.
Um abraço e dá notícias...
Mar da Palha,
Manda-me o teu e-mail que envio um pacote especial de navios fantásticos em exclusivo para ti...
É verdade Luís Miguel... Estou exilado por razões económicas! Depois de quase um ano sem trabalho no nosso país, tive que emigrar uma vez mais! Há mais de um ano que voltei para Madrid. Infelizmente uma cidade sem mar. Não se pode ter tudo! Abraço.
Post a Comment