Ao abrigo do plano de renovação da frota de comércio de 1945, a Companhia Colonial de Navegação adquiriu 4 navios de carga de 9.000 TDW: BENGUELA, GANDA, AMBOIM e LUANDA.
O BENGUELA era de origem sueca, foi comprado quando se encontrava em construção para a Wallenius Line em 1946, os gémeos GANDA e AMBOIM foram construídos na Escócia e o LUANDA era muito semelhante aos dois anteriores, mas foi construido em Antuérpia pelo estaleiro Cockerill, também em 1948.
A fotografia do LUANDA, que nos foi enviada por um visitante regular do BNM, foi tirada à entrada de Leixões pela Foto Mar apresentando o navio em lastro, com a pintura impecável, tudo indicando que era proveniente de Lisboa. Os navios da carreira de África da CCN iam normalmente a Leixões carregar, regressando depois ao Tejo antes de largarem para África.
Um aspecto curioso desta fotografia é o numero de vigias no casco ao longo da coberta, característica comum do LUANDA, do AMBOIM e do GANDA, que podiam transportar grande número de passageiros nas cobertas, quer como transportes militares, quer transportando indígenas de Moçambique para São Tomé ou a África do Sul, os chamados contratados, que iam trabalhar nas minas da RSA ou nas roças de São Tomé.
O LUANDA navegou durante 25 anos ao serviço da Colonial, perdendo-se por incêndio em Marselha no final de 1973.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
O BENGUELA era de origem sueca, foi comprado quando se encontrava em construção para a Wallenius Line em 1946, os gémeos GANDA e AMBOIM foram construídos na Escócia e o LUANDA era muito semelhante aos dois anteriores, mas foi construido em Antuérpia pelo estaleiro Cockerill, também em 1948.
A fotografia do LUANDA, que nos foi enviada por um visitante regular do BNM, foi tirada à entrada de Leixões pela Foto Mar apresentando o navio em lastro, com a pintura impecável, tudo indicando que era proveniente de Lisboa. Os navios da carreira de África da CCN iam normalmente a Leixões carregar, regressando depois ao Tejo antes de largarem para África.
Um aspecto curioso desta fotografia é o numero de vigias no casco ao longo da coberta, característica comum do LUANDA, do AMBOIM e do GANDA, que podiam transportar grande número de passageiros nas cobertas, quer como transportes militares, quer transportando indígenas de Moçambique para São Tomé ou a África do Sul, os chamados contratados, que iam trabalhar nas minas da RSA ou nas roças de São Tomé.
O LUANDA navegou durante 25 anos ao serviço da Colonial, perdendo-se por incêndio em Marselha no final de 1973.
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1 comment:
Linda foto, como lindo o Luanda!
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