Thursday, February 26, 2009

ARGUS COMPRADO PELA PASCOAL



O antigo lugre português ARGUS, construído há 70 anos na Holanda, foi comprado no porto de Aruba pela empresa PASCOAL, de Ilhavo e vai regressar a Portugal.
O navio chama-se actualmente POLYNESIA e estava arrestado em Aruba desde Outubro de 2007 por abandono do anterior armador.
O ARGUS / POLYNESIA foi comprado em leilão no dia 22 de Janeiro de 2009 e deverá ser rebocado para Aveiro.
O novo armador conta a história da compra do ARGUS no site THE NEW QUEST FOR THE SCHOONER ARGUS aqui...
Sugerimos também a visita aos blogues do CREOULA aqui... e ATLÂNTICO AZUL, com mais informação sobre este feliz acontecimento.
Fotografias: ARGUS na sua versão original, com o casco cor sangue de boi, em 1939 e como POLYNESIA, fundeado nas Caraíbas em 1987.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia Collection. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

Luis Filipe Morazzo said...

A última vez que vi o “nosso” “Argus”, foi há cerca de 4 anos na ilha de St.Marteen no Caribe, durante um período de férias. Naqueles dias, foi com alguma mágoa que me apercebi, de dois aspectos negativos, relacionados com o ex navio, capitânia da famosa “White Fleet”, os quais me deixaram profundamente entristecido: as grandes alterações executadas nas obras mortas do navio e principalmente o estado de degradação a que o “Argus” já estava a ser vítima na altura.
Bem-haja à empresa Pascoal, como Português amante de navios e do mar, estou imensamente feliz, pois já estou antever em futuras paradas navais internacionais, Portugal poder estar condignamente representado, ao nível da sua brilhante e impar história marítima.

Parabéns mais uma vez à família Pascoal, por este belo presente da Páscoa antecipado, se poder lá estarei em Aveiro, no dia da chegada do último dos “cisnes brancos”.

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo

Ana Maria Lopes said...

Hoje, é a grande notícia do dia, para determinado grupo de pessoas.
Como não podia deixar de ser, também já registei no Marintimidades.
Depois do naufrágio do Primeiro Navegante, tive que dar vida ao Argus.É mais um pedaço de Ílhavo e, não só, que regressa.
Bons augúrios!

Luis Filipe Morazzo said...

Simplesmente F A B U L O S O, aquilo que a equipa da Pascoal tem feito ultimamente, pelo património náutico nacional. Esta derradeira acção de recuperar o mítico “Argus”, com toda a complexidade que certamente a envolveu, quanto a mim, entrou já e com altíssimo mérito, para os anais contemporâneos da marinha portuguesa.

Bem-haja mais uma vez a toda essa formidável equipa, que conseguiu dar esta tremenda alegria, a muita boa gente neste país, e que por variadíssimas razões tem andado arredia destas sensações.

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo