Imagem da Rocha do Conde de Óbidos, com destaque para o então chamado cais da Companhia Colonial de Navegação, vendo-se atracado na muralha sul - fora da doca - o paquete VERA CRUZ, então utilizado na carreira de África e em fretamentos militares.
Os edifícios, de traça modernista à semelhança da estação marítima, datavam da década de 1950, neles funcionando diversos armazéns e escritórios de serviços associados à operação da frota. Em 1974 ambos os edifícios passaram para a CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos e quando esta empresa foi liquidada em 1985 foram entregues à AGPL - Administração Geral do Porto de Lisboa, passando depois o edifício Sul para a Liscont.
O edifício Norte serviu parcialmente diversas empresas que aí instalaram escritórios, uma loja, etc..., enquanto os armazéns passaram para os serviços marítimos do Porto de Lisboa. Posteriormente foi decidido a sua demolição para libertar espaço para contentores, o que veio a ser feito no início deste ano. O edifício Sul terá destino semelhante no âmbito das obras de expansão do terminal de contentores de Alcântara.
Voltando à imagem, dentro da doca de Alcântara vê-se o navio de carga a vapor ALCOUTIM, da Sociedade Geral, assistido pelos rebocadores SOURE e FOZ DO LIMA, a iniciar manobra de mudança para a doca seca nº 1. Pela proa do ALCOUTIM pode observar-se o MADEIRENSE de 1962.
Fotografia tirada em Junho de 1967.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Os edifícios, de traça modernista à semelhança da estação marítima, datavam da década de 1950, neles funcionando diversos armazéns e escritórios de serviços associados à operação da frota. Em 1974 ambos os edifícios passaram para a CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos e quando esta empresa foi liquidada em 1985 foram entregues à AGPL - Administração Geral do Porto de Lisboa, passando depois o edifício Sul para a Liscont.
O edifício Norte serviu parcialmente diversas empresas que aí instalaram escritórios, uma loja, etc..., enquanto os armazéns passaram para os serviços marítimos do Porto de Lisboa. Posteriormente foi decidido a sua demolição para libertar espaço para contentores, o que veio a ser feito no início deste ano. O edifício Sul terá destino semelhante no âmbito das obras de expansão do terminal de contentores de Alcântara.
Voltando à imagem, dentro da doca de Alcântara vê-se o navio de carga a vapor ALCOUTIM, da Sociedade Geral, assistido pelos rebocadores SOURE e FOZ DO LIMA, a iniciar manobra de mudança para a doca seca nº 1. Pela proa do ALCOUTIM pode observar-se o MADEIRENSE de 1962.
Fotografia tirada em Junho de 1967.
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